Nélio Zunguza entende que tal acção é possível através de acções de formação e capacitação regulares aos voluntários, o que permitirá, no seu entender, uma actuação sólida da classe em qualquer circunstância.
Zunguza proferiu os pronunciamentos no último Sábado, por ocasião das comemorações do 05 de Dezembro-Dia Internacional do Voluntariado, na capital do país, onde se fez acompanhar por membros da delegação central da Associação dos Estudantes Finalistas e Universitários de Moçambique (AEFUM), que na ocasião expuseram a principal actividade voluntária da agremiação, o “Programa Férias Desenvolvendo o Distrito (PFDD)” que no próximo ano observará a sua 16@ edição.
O Comitê Olímpico de Moçambique foi o local escolhido para albergar o evento ao nível do país, que decorre sob o distintivo “Juntos é possível através do voluntariado”, presidido pelo representante do secretário do Estado da Juventude e Emprego, inspector Geral da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Acácio Beleza, para quem, “deve se observar escrupulosamente a Lei do Voluntariado para que haja melhor actuação desse grupo social”. Ademais, Beleza reiterou o “apoio ao serviço voluntário, pois este complementa as actividades do Governo”, disse.
Já o Presidente do Conselho Nacional do Voluntariado (CNV), Osvaldo Mauaie, explicou que o organismo que dirige está -“Empenhado na mobilização de recursos de modo garantir meios básicos e condignos para os voluntários, pois só assim estes poderão exercer da melhor maneira possível as suas actividades”.
Na sua intervenção, os parceiros de implementação do Voluntariado em Moçambique reafirmaram o compromisso em continuar a apoiar a classe através do CNV, tendo na oportunidade, a VSO anunciado que, a partir de 2021 voluntários moçambicanos terão oportunidade de participar em missões internacionais.
Refira-se que a efeméride foi marcada também por uma deposição de coroa de flores, na Praça dos Heróis Moçambicanos, em gesto de homenagem a todos voluntários moçambicanos.
Unidade de Comunicação e Imagem da AEFUM Central
Comenta com teu facebook