A organização da sociedade civil baseada em Niassa, Associação para inovação social criativa (CISA-Moçambique) fez a doação de diversos produtos destinados as famílias afectadas pelos ataques armados na província de Cabo-Delgado.
O evento solidário destinado aos deslocados de guerra de Cabo-Delgado que se encontram no acampamento de Malica na cidade de Lichinga, província de Niassa ocorreu no edifico do governo provincial de Niassa. O mesmo contou com a presença do Governadora provincial, o representante do FONAGNI (Fórum das Organizações Não Governamentais do Niassa) e outros representantes do governo.
Segundo o Presidente de Conselho de Direcção da CISA-Moçambique, Belmiro Malamo este gesto deve-se a necessidade de apoiar as famílias que encontra-se em situações de difíceis. Malamo condena os ataques armados na província de Cabo-Delgado, e reafirma o compromisso de continuar a apoiar as famílias deslocadas que encontra-se na província de Niassa.
“Decidimos avançar com a iniciativa como forma de emprestar aquilo que são as nossas grandes imagens como órgão da sociedade civil, para responder a dor causada por este tecido rasgado (guerra) que os nossos compatriotas estão a sofrer. Doamos vestuário, calçado, sabão, máscaras, arroz, açúcar e certeza para água dada a aproximação do tempo chuvoso e que poderá se registar doenças diarreicas”, disse o Presidente de Conselho de Direcção da CISA-Moçambique.

A fonte afirmou ainda que, a CISA-Moçambique irá continuar a trabalhar junto do governo provincial de Niassa no sentido de garantir educação de base para as crianças deslocadas, assim como ajudar na assistência técnica da área da agricultura, numa abordagem de produção em cadeia de valor produtivo, de modo que se garanta alimento e renda para aquelas famílias.
Importa realçar que no momento da entrega dos donativos, o Governo Provincial de Niassa desafiou a CISA-Moçambique a trabalhar na vigilância das medidas de prevenção da Covid-19 nas escolas e prestação de assistência técnica área de agricultura, nos 15 hectares alocados aos deslocados, numa abordagem de produção em blocos regulares e inseridos no contexto de produção em cadeia de valor.
A Associação para inovação social criativa (CISA-Moçambique), é uma organização em ascensão e sem fins lucrativos, sediada no bairro popular, cidade de Lichinga, província de Niassa, constituída a 23 de outubro de 2020. A organização tem como objectivo contribuir para a promoção do desenvolvimento comunitário através de inovações sociais criativas a nível das comunidades daquela província. A mesma actua no ramo de agricultura, educação de base, direitos humanos e recursos naturais (empoderamento comunitário).
Comenta com teu facebook