O Hospital Provincial de Chimoio (HPC), em Manica está a braços com uma crise de sangue. A situação é preocupante, à escassos dias das festividades do natal e passagem de ano.
A directora daquela unidade sanitária, de referência ao nível da província de Manica foi quem deu a conhecer a informação em entrevista à diversos o de comunicação social, no último sábado, 12, do corrente mês (Dezembro) a quando da realização do natal do doente, evento que abrangeu mais de 500 pacientes.
Marília Pugas, disse que actualmente o stock de sangue naquela unidade hospitalar está avaliado em cerca de 50 unidades, quantidade insuficiente para o período das festas que avizinha pois é caracterizado pelo fluxo de acidentes de viação e incidentes de vária ordem que podem necessitar daquele líquido vital.
“Uma quantidade insignificante, pois esgotar-se a em dois ou três dias”, explica a nossa fonte para assegurar que “já despachamos as nossas brigadas móveis para os distritos incluindo a cidade de Chimoio para junto das pessoas de boa fé possam colectar alguma quantidade de sangue para reforçarmos o nosso stock”.
No entanto, Marília Pugas apelou à população a aderir ao gesto de doar sangue e salvar vidas, pois receia que por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o novo Coronavírus possa fracassar a meta de colectar maior quantidade possível deste líquido imprescindível para a vida.
Comenta com teu facebook