O Secretário do Estado da província de Manica, centro de Moçambique, Edson Da Graça Francisco Macuácua, desafiou aos funcionários e agentes do Estado naquela região do país a se distanciarem da prática da corrupção.
Macuácua fez estes pronunciamentos na última quarta feira (9), a quando das cerimónias de celebração do dia internacional contra a corrupção.
Dados avançados no evento indicam que de Janeiro a Setembro do ano prestes a findar o ministério público ao nível daquele ponto do país tramitou 164 processos de crimes cometidos no exercício da função (corrupção), sendo 64 transitados e 100 processos entrados. Se comparado ao período homólogo de 2019, registou-se um aumento em 59 processos tramitados, visto que foram apontados 105 processos de corrupção e peculato.
Para o representante de Filipe Nyusi em Manica urge um redobrar de esforços com vista à inverter o cenário.
“Apelo aos funcionários e agentes do Estado e a todos os servidores públicos que pautemos pela observância dos demais instrumentos legais que guiam o exercício da actividade pública, devendo nos abster de actos de corrupção e todas as suas manifestações e que o dia 9 de Dezembro, dia internacional de combate à corrupção seja de reflexão rumo a erradicação deste grande mal social”, exortou Macuácua.
No período em alusão 76 processos foram acusados e remetidos ao tribunal enquanto os restantes encontram-se em instrução e outras diligências processuais. Em Manica os crimes desta natureza lesaram o Estado em 14.963.238,83 Meticais sendo 14.833.788.83 Meticais em corrupção e 79.450,00 Meticais em peculato
Comenta com teu facebook