O BancABC Moçambique e Vodafone Mpesa assinaram hoje (22), em Maputo, um memorando de entendimento cujo objectivo é fornecer soluções facilitadas aos seus clientes na transacção de valores monetários.
Segundo as duas instituições, da parceria assinada, as mesmas passam a partir de hoje a fornecer aos seus clientes dois serviços inovadores. O primeiro serviço trata-se do Txuna M-Pesa, e o outro é o serviço de Transferências de Valores entre as duas instituições financeiras.
Com o serviço de transferência de valores, o BancABC assim com a Vodafone M-Pesa, afirmam que o mesmo irá permitir que os seus clientes possam transferir dinheiro do BancABC para o M-pesa. Importa referenciar que, estas transferências serão efectuadas através de “FlexiABC *620#, Internet e Mobile Banking”, ambas plataformas digitais do BancABC. A necessidade de fornecimento deste serviço de transferências de valores é uma resposta aos pedidos feitos pelos clientes de ambos serviços financeiros.
Enquanto o Txuna M-pesa é um serviço da linha de crédito, este serviço foi desenhado em parceria com a carteira móvel M-pesa. O mesmo irá permitir aos clientes a ter acesso a empréstimos de pequenos valores que serão concedidos através da conta M-pesa. Quanto aos prazos de reembolso do empréstimo, os prazos variam de curto em um período de uma semana a duas semanas, e o prazo mais longo é de 30 dias.
Uma das grandes particularidades deste serviço, é que não é obrigatório que o cliente tenha uma conta bancaria no BancABC. Este serviço de micro-crédito é fornecido pelo BancABC para clientes de M-Pesa, tudo as transacções serão feitas através plataforma ou menu *150#.
“Com o lançamento do Txuna M-Pesa, um empréstimo que passa a ser concedido na hora, sem precisar de conta bancaria. O BancABC e Vodafone M-Pesa trazem uma solução que permite satisfazer despesas imediatas e inesperadas para responder e aliviar a preocupação de muitos moçambicanos que muitas vezes veem aflitos para obter valores para suprir necessidades pontuais”, disse Gulamo Nabi, Director-Geral da Vodafone M-Pesa.
Gulamo Nabi diz ainda que com esta parceria com o BancABC, é o cumprimento da missão de levar o M-pesa para todos e disponibilizar uma plataforma aberta para o uso por qualquer provedor de serviços ao público no país. O mesmo espera que mais instituições adotem o serviço M-pesa para as suas soluções digitais.
Já por seu turno, Stélios Papadakis, Director de operações, tecnologia de informação e transformação de negócios do BancABC Moçambique afirma que esta parceria que resultou no lançamento destes dois serviços demostra o comprometimento do BancABC e da Vodafone M-Pesa em trazer soluções para auxiliar todos os clientes. De forma rápida e flexível.
“As transferências de e para a carteira móvel já são possíveis com outra operadora local e, agora, são igualmente possíveis para o M-Pesa, o maior operador de carteira móvel no país, o que irá flexibilizar as transacções digitais dos nossos clientes. O Txuna M-pesa é uma inovação que tem vindo a ser desenhada pelas duas instituições com muita dedicação, e o seu lançamento é o início de uma nova era, onde vincamos, mais uma vez, que o BancABC está onde o cliente está e ouve as suas preocupações, disponibilizando produtos e serviços que respondam a todas estruturas sociais”, avançou Stélios Papadakis.
De realçar que, o serviço de transferência de valores já está disponível nas plataformas digitais do BancABC Moçambique. A instituição financeira revelou ainda que mais de 200 mil clientes já se encontraram a beneficiar do serviço de empréstimos txuna M-pesa em uma fase piloto. Este serviço será disponibilizado para toda base, e espera que beneficie um total de 4.7 milhões de clientes activos a 30 dias.
Comenta com teu facebook