A Task Force de recuperação da receita, uma equipe de análise de processos de contabilidade, criada pela Delegação da AT da Cidade de Maputo em coordenação com a Unidade de Auditoria Tributária e Aduaneira (UATA), no âmbito da suspensão das actividades rotineiras de auditoria e fiscalização devido à pandemia da COVID-19, apurou pouco mais de 53 milhões de meticais, devidos ao Estado por parte de algumas empresas que operam naquele ponto do País.
Em cerca de 3 meses, dados preliminares indicam que a equipa, constituída por 12 técnicos especializados em análise de processos, provenientes das unidades de cobrança adstritas à delegação acima mencionada, analisou 1602 processos, tendo apurado 40.128.937,18 de meticais em sede de IRPC, 12.688.669,34 de meticais em IVA e ainda 888.240,34 de meticais de IRPC de Tributação Autónoma, em processos que não tinham sido devidamente cobrados, sendo que decorre o processo de notificação dos sujeitos passivos com vista à liquidação destes montantes.
O Delegado Provincial, Sidónio Jacob, que falava, semana finda, por ocasião do encerramento dos trabalhos da Task Force, louvou o esforço empreendido pela equipa, que irá permitir o encaixe de mais receitas para os Cofres do Estado. Na ocasião, à funcionária Sílvia Loforte, membro da equipa, foi oferecido um brinde, por ter analisado maior número de processos durante vigência dos trabalhos da Task Force.
Sidónio Jacob mostrou-se preocupado com a situação da Cidade de Maputo, relativamente ao número de casos da COVID-19 e apelou aos membros daquela equipa a cumprirem, de forma, escrupulosa, com medidas de prevenção. O evento serviu, igualmente, para uma confraternização entre os membros da equipa, por ocasião do Natal e do Fim do Ano. FOLHA DA AT
Comenta com teu facebook