Os hospitais e centros de saúde na província de Nampula, no norte do país, não têm a capacidade de internar muitos doentes da covid-19 devido a insuficiência do pessoal de saúde para responder a demanda de superlotação, segundo a informação avançada por Manuel Rodrigues Alberto, governador daquela Província.
A garantia neste sentido surge por conta do aumento de casos do novo coronavírus que só nos primeiros treze dias do mês em curso a província registou 250 casos positivos da COVID-19, 7 óbitos e 5 internatos no Centro de isolamento instalado junto do anexo do hospital psiquiátrico vulgo “clínica”.
Todavia, a maioria destes casos foram registados no distrito de Nacala porto e cidade de Nampula por estes apresentarem um número elevado da população residente. Dai que, Manuel Rodrigues Alberto, Governador de Nampula voltou a lançar apelos às comunidades desta província e não só, para o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção contra este mal, já lançadas pelas autoridades da Saúde.
O governador acrescentou ainda que, cada cidadão residente nesta parcela do país deve ser vigilante no cumprimento das medidas, que nos chamam à consciência.
“As medidas que são anunciadas pelas autoridades da saúde, e que são replicadas pelo Executivo de nível provincial, distrital, do posto administrativo e da localidade devem ser percebidas e obedecidas com escrúpulo pelas comunidades” exortou o governante.
Por: Agostinho Miguel
Comenta com teu facebook