No ano passado, foi iniciado um trabalho conjunto com vários parceiros e sob orientação do governo a fim de obter financiamento na aquisição de 100 veículos com diferentes lotações de transportes públicos de passageiros que serão distribuídos a nível nacional, estando prevista a chegada a Maputo entre Julho e Agosto do ano em curso. Essa informação foi tornada pública na manhã desta quinta-feira (20) pela agência metropolitana de transportes de Maputo (AMT).
António Matos, Presidente da AMT disse a nossa reportagem que em coordenação com o governo Central e locais foram adquiridas 15 viaturas mistas para transportes de passageiros e carga nas zonas de difícil acesso.
“Falamos concretamente das zonas como Machangulo, ilha Kalnhaca, Santa Isabel, Boquisso, Muahalze, Mucatine, Saldanha, Catuane, Tinongonine, Hindane e Mozal. Vale reforçar que nunca tiveram serviços públicos de transportes, neste mesmo âmbito reforçamos a ligação e coordenação das mediadas de prevenção do covid-19 com INATTER, PRM e polícia Municipal da província e cidade de Maputo. Desta acção resultaram neste mês de Janeiro, 9 multas nos autocarros resultantes de excesso de lotação e retiradas as respectivas cartas de condução”, revelou a fonte.
O mesmo foi mais além ao apontar que a AMT iniciará em fevereiro do ano em curso de forma faseada a introdução do sistema de bilhete electrónico, em síntese até ao momento já foram registados cerca de 147 mil passageiros e distribuídos cerca de 46 mil cartões.
“Instalada a Central de atendimento ao cliente, instalados validadores nos autocarros, parametrizada toda rede georreferenciada de transportes rodoviários públicos de passageiros incluindo 277 tarifas em 84 rotas. Foram empregados 190 trabalhadores e inseridos serviços financeiros no cartão FAMBA graças ao apoio da FSD. Em novembro de 2020 realizamos a reciclagem obrigatório para motoristas tendo sido examinados 363 motoristas, dos quais aprovamos 352 e está actividade irá prosseguir até fevereiro de 2021”, estacou Matos.
Vale reforçar que de Abril de 2020 até janeiro de 2021, a AMT pagou na aquisição de equipamentos e consumíveis relacionados com o covid-19 um valor total de 1.332.878.50MTs a equipe que está a fazer a desinfecção das mãos e medição de temperatura corporal aos passageiros incluindo a tripulação e desinfecção dos autocarros. Neste mesmo evento a FEMATRO beneficiou-se de 480 litros de Javel e 180 litros de álcool-Gel.
Comenta com teu facebook