À convite dos Estados Unidos da América, e do Reino de Marrocos, 40 países, dos quais 27 representados a nível ministerial, participaram da Conferência Ministerial de Apoio à Iniciativa de Autonomia para o Sahara, sob a Soberania de Marrocos, organizada virtualmente no dia 15 de Janeiro de 2021.
Os participantes desta conferência, recordaram-se da Proclamação dos Estados Unidos da América, feita no dia 10 de Dezembro de 2020, intitulada “Reconhecimento da Soberania do Reino de Marrocos sobre o Sahara Ocidental”, Estados Unidos que e reafirmarm o apoio à proposta marroquina, séria, credível e realista, de autonomia como a única base para uma solução justa e duradoura do conflito regional em torno do Sahara.
Os participantes no evento, sublinharam igualmente, que a Proclamação Presidencial americana “determina as orientações dos esforços no sentido de fazer avançar o processo político levado a cabo sob os auspícios exclusivos das Nações Unidas, com vista a alcançar uma solução política, tendo a Iniciativa Autonomia como única base realista.
A conferência destacou ainda a decisão de 20 Estados membros das Nações Unidas de abrir os Consulados Gerais nas cidades marroquinas de Laâyoune e Dakhla, considerando que tais medidas irão “ favorecer as oportunidades económicas e comerciais na região, reforçar a sua vocação como pólo económico para todo o Continente, e permitir chegar a uma solução política definitiva para o conflito regional em torno deste território”.
De igual modo, os países participantes congratularam os projectos de desenvolvimento lançados na região do Sahara, em particular no âmbito do “Novo Modelo de Desenvolvimento das Províncias do Sul” iniciado em 2015, com um orçamento global de 8 bilhões USD.
O evento, reiterou o empenho dos participantes em continuar a defender uma solução baseada na iniciativa marroquina de autonomia para a resolução do diferendo regional em torno do Sahara.
Comenta com teu facebook