Pelo menos 51 escolas estão impedidas de usar a água potável, desde o reinício das aulas a 04 de Janeiro corrente na sequência do corte no fornecimento deste líquido vital na província de Manica, centro de Moçambique. Em causa está o incumprimento no pagamento das dívidas que aqueles estabelecimentos de ensino contraíram ao Fundo de Investimento e Património para o Abastecimento de Água (FIPAG).
A situação pode condicionar o processo de exames nas escolas visadas visto que a água é um recurso indispensável para a higienização neste momento em que o país e o mundo estão a braços com a pandemia da Covid-19, o novo Coronavirus.
Ao todo, as escolas localizadas em três dos doze distritos da província, a saber Chimoio, Manica e Gondola respectivamente devem ao FIPAG mais de 400 mil meticais.
O responsável para planificação e monitoria no FIPAG área operacional de Manica, Altino Luís, disse que antes de proceder com o corte no fornecimento do também conhecido como ‘ouro azul’ nas escolas devedoras foi comunicado as autoridades competentes.
“Nós enviamos um documento a direcção provincial de educação e desenvolvimento humano com as dívidas de todas as escolas, de Chimoio, Manica e Gondola com o intuito de colocarmos lá os pré pagos, no entanto após a retoma da normalidade no dia 15 de Novembro, tivemos uma circular indicando que podíamos retomar com o nosso serviço na normalidade, que é a retirada de leitura, a emissão de multas e isto foi feito em comunicação a Secretaria do Estado e ao gabinete de sua excelência governadora da província de Manica” explicou Altino, tendo frisado que “as escolas de Chimoio estão com uma dívida de 305 mil, as de Manica com 79 mil enquanto as escolas de Gondola estão com uma dívida avaliada em mais de 39 mil meticais”.
De salientar que a prevalecer este posicionamento por parte das entidades que zelam pelo abastecimento de água, em 28 escolas da cidade de Chimoio, 13 do distrito de Manica e 10 de Gondola pelo menos dois mil estudantes de diferentes subsistemas de ensino poderão ver comprometido o processo de exames que em principio arranca na segunda feira, 25 de Janeiro, a escala nacional.
Comenta com teu facebook