José Vasco Moiane é o novo Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Chokwè em substituição de Lídia Frederico. O recém-empossado edil chegou ao topo como 03 da lista vencedora das eleições de 2019, pois a numero um perdeu a vida e o segundo encontra-se incapacitado para assegurar o cargo.
Tomou posse esta quinta-feira (28), José Vasco Moiane, para o lugar de Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Chokwè, deixado vago por Lídia Frederico Cossa falecida no passado dia 16 de Janeiro corrente. A ex-edil assim como o seu sucessor são duas figuras popularmente conhecidas por terem ocupado cargos de docência. Estes são dois professores que decidiram aventurar-se pela política nas últimas eleições autárquicas de 2019.
O novo edil de Chokwè é uma figura popularmente conhecido naquela cidade da província de Gaza. O mesmo já esteve ligado ao sector da educação, ocupando o cargo de Director de uma escola secundária. José Moiane é o número 03 da lista do partido Frelimo nas eleições que elegeram Lídia Cossa, uma edil que dirigiu os destinos de Chokwè perseguindo os críticos da sua gestão considerada danosa pelos munícipes daquela cidade.
Importa realçar que, de acordo com os artigos 59 e 60 da Lei 6/18 de 3 de Agosto, José Moiane, toma posse na qualidade de número 03 na lista eleita nas eleições de 2019 uma vez que o número 2 da mesma lista não pode por incapacidade. O número 02 da lista do partido Frelimo é José Mondlane, este encontrar-se incapacitado para exercer o cargo por motivos de doença.
Chokwè confirma que novo edil é anti-corrupção e espera que continue assim
Depois do empossamento do novo edil, o jovem musico e politico Félix Silva, popularmente conhecido como “Refiller Boy” fez um comentário acerca do novo edil de Chokwè. De realçar que, Félix Silva foi um grande critico da gestão de Lídia Cossa, o que fez com que se torna-se um inimigo da falecida. Actualmente, o jovem crítico encontra-se na vizinha África do Sul, país este onde refugiou-se devido as perseguições que sofria por enfrentar o partido no poder.
Félix Silva comentou sobre a substituição da sua considerada “Inimiga”, que também o apontou como a líder por trás das perseguições que sofria. Na sua conta na rede social, o jovem publicou um texto intitulado “o cargo da Presidência do Município em Gaza tornou-se numa ratoeira para acabar com a vida dos professores ambiciosos”.
Nesta publicação, o politico refugiado na África do Sul diz que esta se a perder muitos professores por causa da ganância e pelo enriquecimento fácil via politica. Segundo o mesmo, a sua inimiga Lídia Cossa se não tivesse aceitado ser aliciada para o cargo de edil, de certeza que até hoje estaria viva e dando aulas. Natural de Chokwè, Refiller Boy fala do uso de magia negra na gestão da edilidade de Chokwè.
“Há muita botânica ali naquela cadeira ardente e só resistem os fortes. Aqueles que usam raízes mais fortes que a dos outros. Alunos estão a ficar sem professores. Porque é que o partido Frelimo não pode apostar em Policias, enfermeiros e outros funcionários do estado? Será que a campanha é mesmo para acabar com os professores?”- Questiona o jovem músico.
Importa referenciar que, Félix Silva antes mesmo de tornar-se inimigo de Lídia Cossa por criticar sua gestão foi quase um conselho da mesma. Por várias vezes Refiller Boy andou ao lado da edil Lídia assim como frequentou seu escritório a convite da mesma. Amizade esta que vinha depois terminou devido as reclamações do povo que o jovem encaminhar a edil no sentido de ajuda-la na resolução, de acordo como o mesmo.
Sobre a tomada de posse do novo edil, Refiller Boy revelou conhecer bem José Moiane. Este diz que Moiane foi seu director na Escola Secundária de Hokwe, e do jeito lhe conhece não tem boas notícias para os “corruptos do município de Chokwè”. A fonte fala ainda que, com a morte da edil parece haver uma celebração por parte de alguns membros da edilidade.
“Em virtude da morte da Lídia Cossa, vejo celebração demasiadamente exagerada e que pode trazer ou acabar também com a boa imagem do José Moiane porque a forma como alguns camaradas celebram, aquilo não passa de uma mera propaganda de ódio contra malograda. E sendo estes frelimistas não é desta forma que deveriam celebrar porque está parecer celebração da morte da outra do que realmente a tomada de posse do actual”, diz o músico.
O mesmo afirma que não tem atritos com o actual edil, mas não vê a necessidades de se celebrar exageradamente com ódio. Félix Silva confessa que termos políticos e de gestão não sabe se Moiane é realmente “bom”. Mas sabe que o mesmo é “alérgico a corruptos e malandros”, e acredita que “haverá vassoura” ao elenco de Lídia Cossa composto maioritariamente por corruptos, frisando que os mesmos podem ir a rua nos próximos dias.
“Corrupção é prato diário da minha cidade de Chokwè, ali todos querem estar na linha da frente do partido Frelimo não porque são políticos mas sim para caçar oportunidades. Nesta governação só um santo é que deve celebrar porque os corruptos vão chorar, muitos vão se demitir sem antes ele tomar a decisão. Tiger vai limpar toda sujidade que está lá dentro do Município de Chokwè, desde aqueles que entraram via amantíssimo, amiguismo e outras formas elícitas. E ai vão começar os choros de novo e nesse tempo nós estaremos de assistindo de longe a guerra dos monstros”, alerta a fonte.
O jovem político do partido Nova Democracia afirma que em termos de disciplina, José Moiane é “mau no bom sentido”. Por este motivo, a fonte prevê aparição de muitos inimigos do mesmo jeito que surgiram para Lídia Cossa. “Esse madala é alérgico aos corruptos e muitos que estão a celebrar hoje podem estar a celebrar o seu fim porque muitos frelimistas de Gaza-Chokwè são oportunistas, roubam tudo que lhes vem em frente” diz Refiller Boy.
Félix Silva revelou ainda na sua publicação que José Moiane é seu amigo e professor de longa data. O mesmo diz ainda que só quem estudou ele na Secundária de Hokwe sabe porque lhe dei nome de “TIGER. “O homem não gostava de mim por ser único aluno que enfrentava o temido director, (ele), mas acabou se acostumando e hoje somos grandes amigos”, concluiu.
Comenta com teu facebook