O edil de Chimoio, João Carlos Gomes Ferreira, convocou a imprensa na manhã desta segunda feira, 01 de Fevereiro de 2021 para anunciar o reinício das suas actividades cerca de vinte dias depois do cumprimento do isolamento domiciliário.
Na ocasião, o edil que esteve em quarentena na sequência de ter testado positivo para a Covid-19, o novo Coronavírus exortou aos munícipes daquela urbe e aos moçambicanos em geral a cumprir rigorosamente com as medidas emanadas no decreto presidencial como forma de evitar o alastramento desta doença mortífera.
João Ferreira que nos princípios do recém terminado mês de Janeiro, tendo a partir do dia 05 ter estado em isolamento, lamenta o excesso do desrespeito às medidas restritivas em vigor no país visando minimizar os efeitos da pandemia que a nível mundial já ceifou milhões de vida.
“Neste momento encontro me completamente livre do Covid-19, dizer que foi uma experiência não muito agradável e é uma experiência que não recomendo a ninguém a tentar passar por ela“, frisou Ferreira, tendo apelado ao cumprimento rigoroso as orientações centrais, que passam pela observância do distanciamento físico, higienização regular das mãos e o uso das máscaras de protecção facial.
Para o autarca, o dia 03 de Fevereiro, dia dos heróis, não deve ser celebrado em aglomerados, mas sim deve ser um dia de afirmação da heroicidade do povo moçambicano no combate à pandemia viral. Por outro lado, a fonte que temos vindo a citar reconheceu ser inconcebível para com comércio informal no mercado municipal 38 mm, mas fala de uma possível solução que passa pelo descongestionamento daquele que é o maior centro comercial da urbe, com muitos aglomerados de pessoas.
“A nossa população é muito carente, acredito que há pessoas que vivem daquilo que produz no seu dia à dia, então o que temos que fazer é descongestionar o mercado 38 através de criação de novos mercados, em Sitânia, em Hômbua, por que o mercado 38 é muito grande, é um mercado que acolhe muita gente, o que pode constituir um risco para contaminações do Covid-19“, disse a fonte.
Comenta com teu facebook