O Parlamento Juvenil realiza a Capacitação de 300 Adolescentes e Jovens Lideres, rapazes e raparigas, em matéria de Acção para Mudança na prevenção e mitigação de Uniões Prematuras, Violência baseada no Género, HIV e COVID -19 em 15 distritos das províncias de Nampula, Zambézia, Manica, Sofala e Maputo-Cidade.
De acordo com a organização, esta iniciativa enquadra-se no projecto “Empoderamento de Adolescentes e Jovens”, em parceria com a UNICEF e visa dotar para adolescentes e jovens, entre os 10 e os 24 anos, de conhecimentos e aptidões para que falem por si e se engajem no fortalecimento dos espaços de relevância à prevenção e mitigação do HIV, da violência e dos casamentos prematuros.
O Parlamento Juvenil avança que, a iniciativa teve início em março de 2016 onde já tem treinados cerca de 1762 adolescentes e jovens dos quais 781 homens e 906 Mulheres, treinados como agentes de mudança para mobilizar e sensibilizar outros jovens na prevenção de Uniões prematuros, abuso sexual, HIV, adesão aos serviços de saúde sexual e reprodutiva.
De saliente que para além das capacitações outras actividades vem sendo levadas a cabo, exemplo dos “Diálogos envolvendo adolescentes e jovens dentro e fora da escola” com o objetivo de colocar os jovens a discutirem por si mesmos os problemas das suas comunidades e soluções locais para a resolução dos mesmos.
Nestas actividades tem se envolvido Lideres Comunitários, Lideres Religiosos e Professores por se reconhecer o nível de influência que eles exercem nas comunidades e consequentemente na vida dos adolescentes e jovens. “Ademais estamos cientes que para a mudança de comportamento é necessário a intervenção de todos organismos vivos de uma sociedade”, avança a organização.
Este projecto está a ser implementado nos distritos de Eráti, Malema, Murrupula, Nacala-a-Velha, Ilha de Moçambique, Mecubúri; Memba; Mongicual; Liúpo; Muecate “Nampula”); Gurué, Lugela, Namarroi, Derre, Mulumbo, Mocuba, Gilé, Inhassunge, Mocubela, Mulevala “Zambézia””); Macanga, Marávia, Chifunde, Tsangano, Moatize, Mutarara, Mágoè, Cahora-Bassa (Tete) e, KaMubukwane e KaMpfumu “Maputo”.
Comenta com teu facebook