A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, apela às instituições públicas, privadas e apreciadores das artes plásticas a continuarem a priorizar a aquisição de obras de artistas moçambicanos.
A dirigente teceu estas considerações na visita à exposição colectiva intitulada “Tempos & percursos em 3D”, dos artistas Mankew, Makamo e Noel Langa, patente no Museu Nacional de Arte – MUSART, em Maputo.
Eldevina Materula entende que comprar obras de artistas nacionais é um apoio necessário para a classe e um caminho importante para o desenvolvimento do sector artístico. Por isso, com esta visita, a ministra pretende incentivar o consumo da arte e, acima de tudo, prestar o seu apoio e a sua solidariedade a Mankew, através da aquisição de duas obras.
Nankew faz parte dos três artistas que integram a exposição colectiva, e, actualmente, não goza de boa saúde.
“Tal como muitos artistas em situação difícil, seja por doença ou por conta da pandemia que assola o mundo, quero, desta forma, abraçar o Mankew e reconhecer o excelente trabalho que já fez pelas artes plásticas e que ainda tenciona fazer”, afirma Materula.
De realçar que, a exposição “Tempos & percursos em 3D” proporciona o contacto com artistas em actividade desde há décadas, e, ao mesmo tempo, o contacto com uma geração que ocupa um lugar muito particular na história da arte do país.
Comenta com teu facebook