Inaugura-se a 9 de Maio corrente, pelas 18 horas, a exposição colectiva de artes plásticas “Percursos Confinados”. Este evento é totalmente virtual e estará patente nas plataformas digitais da Kulungwana.
Com a colectiva “Percursos Confinados”, a Associação Kulungwana abre a actividade expositiva deste ano. O título desta exposição não deixa de ser sugestivo, na medida em que temos todos vivido tempos duros e difíceis, resultado, em grande medida, do confinamento a que temos estado sujeitos, fruto da pandemia que assolou o mundo há cerca de um ano a esta parte.
Juntando um grupo de 5 “novíssimos” artistas moçambicanos – Renaldo Siquisse, Ventura Mulalene Zucula, Algy Chaná Alberto de Sá, Fernando Chaleque e Isaías Simão Litsure – que têm tido uma presença regular e constante na anual Colecção Crescente, realizada igualmente pela Associação Kulungwana.
Segundo o curador da exposição, Ulisses Oviedo, o objectivo da exposição é colocar “frente a frente” vários jovens artistas com sinais de diferentes passos, de percursos em pleno estado de amadurecimento que facilitam a possibilidade de mostrar a memória de um trajecto feito por vários caminhos que se expressam através dos diversos recursos plásticos utilizados. Reassumem, com a emoção estética os vários modos de captar e transformar a sua realidade dentro do actual contexto, o confinamento.
Não acodem ao explícito e nem se conformam em repetir as fórmulas apreendidas; privilegiam a surpresa, os trilhos que no caminho se descobrem com as possibilidades que os próprios materiais lhes oferecem, num jogo que nunca acaba… Trazem à luz um conjunto de obras pertencentes ao seus processos de produção que expressam o Espírito da sua criação, num contexto de muita, muita reflexão”.
Renaldo Siquisse e Chaná de Sá integram a geração de 1980, enquanto que Ventura Mulalene Zucula, Fernando Chaleque e Isaías Simão Litsure, nasceram já na década seguinte, São formados por diferentes instituições de ensino, como a Universidade Pedagógica, a Escola Nacional de Artes Visuais e o ISARC. Têm uma presença regular em exposições colectivas.
Hits: 3
Comenta com teu facebook