As duas bancadas parlamentares da oposição, que são a minoria, são bem folgadas, e estão muito avontade na Assembleia da República. E a bancada maioritária, da FRELIMO, continuam a fazer seu grande “show off” com direito a plateia “MDM e RENAMO”.
Hoje o governo esteve na casa do povo para dar informações/justificações sobre como usou os fundos doados no âmbito da pandemia. O ministro da saúde “pausou” lá cheio de estilo, animado e preparado para responder sobre o seu sector. Armindo Tiago foi claro ao afirmar que, só irá falar dos fundos disponibilizados ao MISAU. Foi brilhante sua intervenção, bem detalhada e com convidou a quem quiser a fazer auditoria e que o sector estará lá disponível para facultar qualquer dado. Mas bem, deixando o show do Ministro, quero falar sobre as intervenções das bancadas.
A oposição esteve a ouvir, e como sempre, não concordava. Mas o que me deixa preocupado é que, as bancas não trouxeram dados nas suas intervenções para confrontar os do governo. Os “tipos” estavam tão avontade que fizeram aquelas suas reclamações de sempre. Os famosos discursos de “acusações”, e as reações da banca da FRELIMO foram também as de sempre.
O MDM disse que o povo estava cansado de falácias, e de incompetentes que pedem ajuda em nome do povo mas que no fundo é pra eles viverem uma vida boa. O interessante, a oposição toda diz que a informação prestada não é transparente assim como os moldes que foram usados os fundos. Uma novidade que nem é novidade, sempre o governo usa os fundos de forma não transparente. Mas a posição não tinha mais nada palpável para discutir, ouviu uns números que nem concordou. Mas também não confrontou, simples fez o mesmo de sempre…(ouvir e não concordar).
A oposição não fez trabalho de casa, levou para AR umas perguntas que qualquer cidadão aqui fora faria. Mas do que não concordar, a oposição devem trazer argumentos palpáveis. Mas não, o que aconteceu é que no final a FRELIMO ficou em longas horas saudando e venerando o seu amado presidente Nyusi. Com aqueles lindos poemas e prosas resumidas em boa gestão/governação de Nyusi. Aliás, a FRELIMO e a Oposição trocaram também acusações fúteis, e amanhã voltam para lá fazer mesma coisa.
A qualidade de debate de ideias na AR deixa muito a desejar. Já basta dessa brincadeira de irem AR para lançarem-se piadas, a não ser que trocaram a AR por uma casa de “Stand Up comedy”. A oposição sempre se opõe, é mesmo para manter a imagem de oposição. Mas quanto ao conteúdo para discutir, zero, não tem nada além de falácias. E a FRELIMO sempre está na defensiva, concordando com tudo e saudando/parabenizando seu líder, com grandes Hosanas. Caros representantes do povo, parem de discutir pessoas e discutir números em caso do género!
Comenta com teu facebook