Em resultado da realização de acções de fiscalização para averiguar a legalidade de entrada e permanência de cidadãos estrangeiros no Território Nacional, o Serviço Nacional de Migração, interpelou durante a semana finda de 27 de Fevereiro a 05 de Março de 2021, 87 cidadãos estrangeiros em situação migratória irregular, dos quais 29 regularizaram a sua situação migratória e 58 foram repatriados para os países de proveniência.
Informação está partilhada na manhã desta quinta-feira, pelo porta-voz do serviço Nacional de Migração-SENAMI, Celestino Matsinhe. O porta-voz revelou a nossa reportagem que relativamente ao número de cidadãos estrangeiros repatriados, verificou-se um aumento na ordem de 75.%, em relação ao igual período do ano passado, altura em que foram repatriados 14 imigrantes em situação irregular.
“Em relação a comparação feita com a semana anterior de 20 a 26 de Fevereiro de 2021, foi registado um aumento na ordem de 37%, dado que na semana referenciada, 37 cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades foram repatriados a imigração clandestina, Permanência ilegal e falta de meios de subsistência foram as principais causas de repatriamento verificadas neste período”, destacou.
Matsinhe disse ainda que, no período em análise, o SENAMI registou a recusa de entrada no território nacional a 24 cidadãos de diversas nacionalidades por não reunirem os requisitos necessários para o efeito, contra 24 de igual período de 2020, mantendo-se deste modo a percentagem equilibrada.
“Quando a comparação for feita em relação à semana anterior de 20 a 26 de Fevereiro de 2021, constata-se uma redução na ordem de 50%, sendo que neste período foram recusados a entrada no território nacional a 12 cidadãos estrangeiros, entretanto a falta de vistos de entrada, falta de meios de subsistência e falta de clareza quanto aos motivos de vinda ao País, foram as causas principais de recusa à entrada” disse a fonte.
De realçar que as recusas de entrada no período em análise foram registadas nos Postos de Travessia do Aeroporto Internacional de Mavalane, Aeroporto de Pemba, Posto de Travessia de Ressano Garcia e Posto de Travessia de Namaacha.
Comenta com teu facebook