O jovem político Moçambicano, Natércio Lopes anunciou esta semana a sua saída do Partido Independente de Moçambique-PIMO. Segundo contou a fonte a 4Vês Repórter tudo deve-se ao oportunismo para alcance de objectivos pessoais e incompetência de gestão por parte do presidente daquele movimento político, Yaqub Sibindy.
No partido Independente de Moçambique, Natércio Lopes ocupava o cargo de Secretário de formação de quadros, e do Projecto Novo Moçambique. A fonte revela que, abandonou porque os objectivos de partido não eram claros, e que não havia uma coordenação entre este e o seu líder Sibindy acusa de usar o partido para ganhos próprios.
“Eu vi que já não dava, e dei espaço ao Presidente Yaqub Sibindy para que pudesse decidir de verdade se queria o PIMO ou para oportunismo, ou PIMO para alcance de projectos pessoais. Eu queria o PIMO para servir o povo, e não para servir Sibindy, são coisas diferentes. Fui ao PIMO para servir o povo não Sibindy, e quando descobri que afinal estou a servir o presidente Yaqub então abandonei”, revelou a fonte.
Outras motivações da saída de Lopes estão ligadas a estrutura organizacional do partido. Este diz ainda que abandonou o PIMO porque para o povo não tem pés para andar, e que o partido não tem nenhuma sede distrital e nem provincial. A fonte revelou ainda que, o PIMO não tem nem um delegado em qualquer canto do país, e que o mesmo é de duas pessoas. Pós todas actividades do partido eram desenvolvidas por ele e Sibindy.
No cargo de Secretário de formação de quadros e do Projecto Novo Moçambique, Natércio tinha a missão de trazer e formar novos quadros para o partido. Mas este foi franco ao afirmar que não conseguiu formar nem um quadro, e culpa deve-se a incompetência de Sibindy.
“A minha tarefa no PIMO era recrutar e formar quadros para o partido e para o Projecto Novo Moçambique, assumi essa tarefa mas não consegui nem formar um quadro. Não por falta da minha capacidade, eu já coloquei muita gente no partido, pessoas qualificadas tais como juristas, economista, extensionistas entre outros. Coloquei no PIMO milhares de jovens para trabalharmos mas Yaqub Sibindy nunca facilitou. Sempre mostrou que não é PIMO para o povo, mas sim que é PIMO para ele, é tudo farsa”, avança Lopes.
Natércio vai mais fundo afirmando que, “na verdade o PIMO não existe, apenas só existe Sibindy”. A fonte avança que o partido não tem nem secretário-geral, e nem conselho politico tem. Este diz queria um PIMO para o povo, não um partido as redes sociais. A 4Vês Repórter, Lopes afirmou que o partido “afundou” por causa do seu líder que não quer ouvir outras ideias. A fonte revela que Yaqub Sibindy não tem competências para gerir um partido.
“Muitos jovens que juntam-se ao PIMO depois saem por causa de falta de palavra e foco por parte do partido. O Presidente Sibindy não esta preparado para gerir um partido, não gosta de ouvir conselhos, opiniões e a visão dos outros. Não gosta e nem consegue empoderar economicamente os seus membros, ele quer ser Presidente, vice-Presidente, tesoureiro, quer ser tudo sozinho, o que não é possível”, disse o jovem político.
Natércio defende que os partidos deveriam ter uma visão de desenvolvimento do país, e que o PIMO não tem esta visão. Porém, a fonte afirma que o partido tem um projecto antigo e ambicioso, o Projecto Novo Moçambique. Mas este diz que enquanto Sibindy continuar como presidente o projecto não ira sair do papel, sugerindo a saída de Sibindy do cargo máximo do partido e ocupando o cargo de Conselheiro.
“Enquanto Sibindy for o presidente aquele projecto não vai a nenhum sítio, ou ele deixa o poder e a juventude agarra o partido e transforma-o em um partido novo, e de nova geração para o desenvolvimento do país. Fora isso o PIMO vai ser só Yaqub Sibindy. Nascemos, crescemos e conhecemos que o PIMO é Sibindy até hoje, e vamos morrer deixando que o PIMO é Sibindy”, exorta a fonte.
Frustrado, o jovem revela que assumiu a causa do partido em um momento que era impossível, tendo em conta que era um recém-formado e decidiu abraçar uma força política da oposição. O mesmo diz fez tantos esforço para o desenvolvimento do partido, mas o seu líder não era serio nos objectivos de desenvolvimento do país.
“Mostrei trabalho, mostrei que é possível uma juventude abraçar um partido político da oposição e avançar em busca de soluções para o desenvolvimento do país. Mas o Presidente do PIMO não é serio, não sabe o que quer, não há membros, não há plano de acção. Fiz tantos planos de acção e projectos mas nada nunca acontece há sempre justificativas. Não se faz trabalho nos distritos e num fim do dia quer resultados, o partido é gerido no facebook”, disse.
A fonte defende que o partido não tem como desenvolver pós nem membros para pagar as cotas não tem. E que o seu líder apenas esta a entreter as pessoas e não tem capacidade para nada. E questiona que líder é esse que não consegue ligar para seu único membro no partido para saber como está, e que moçambique é esse que ele quer governar, se nem o partido consegue gerir.
“O Presidente Sibindy gosta de entreter a juventude e o povo moçambicano. Fala bem ou bonito, mas na vida real não tem nada. Na vida real não é capaz de nada, é tudo falsidade e utopia. Ele não está capacitado para avançar”, aponta o jovem.
Questionado sobre seu destino na área política, Natércio Lopes não revelou como vai ser, mas avança que já esta sendo convidado a fazer parte de outros movimentos políticos da oposição. O mesmo diz que em um futuro breve irá anunciar o partido onde irá filiar-se.
Comenta com teu facebook