Na noite de sábado avançamos uma nota de que, o Sheikh Abdul Carimo seria evacuado para a África do Sul para buscar ajuda médica, e segundo nossas fontes esperava-se que o mesmo pudesse sair e chegar na noite de ontem. Entretanto, uma fonte da comunidade Muçulmana avanço-nos durante a madrugada que o Sheikh não iria viajar.
Contactadas outras fontes na manhã deste domingo, confirma-se que Abdul Carimo continua hospitalizado no Instituto de Coração (ICOR) na capital do país. Contam as nossas fontes que a situação do mesmo encontrava-se estável. Assim como o Conselho Islâmico de Moçambique confirmou hoje, “caríssimos irmãos e irmãs, graças aos vossos Duas, o Sheikh Abdul Carimo encontra-se consciente e estável. Pedimos que continuem a fazer Dua para que melhora logo In sha Allah”.
Importa realçar que, antes mesmo de avançarmos a informação na noite de sábado, algumas fontes da comunidade haviam confirmado que estava tudo aposto para a sua evacuação para a Africa do Sul. “Sheikh Abdul Carimo Sau está no processo de evacuação para Africa do Sul. Ele esta em situação critica, e espera-se que chegue esta noite. Muitos Duaas para o sheikh”, avançou uma fonte da comunidade Islâmica na noite de sábado.
Mas nesta manhã constatou-se que a informação de evacuação na noite de sábado avançada a nossa equipe por algumas fontes da comunidade não constituía a verdade, e que ainda não existe um plano concreto de evacuação de Abdul Carimo para Africa do Sul, continuando assim hospitalizado com melhorias no ICOR.
Há um dia, o Conselho Islâmico de Moçambique- CISLAMO, organização esta onde Abdul Carimo ocupa o cargo de Secretário-geral teria feito um pedido de orações a comunidade islâmica para Abdul Carimo. “Assslamu Alaikum warahmatulalAAHi wabarakatuhu. Caros irmãos e irmãs pedimos que façam Dua para o nosso querido irmão, sheikh Abdul Carimo sau, secretário-geral do Conselho Islâmico de Moçambique por motivos de doença encontra se neste momento num estado crítico”, pediu em comunicado a CISLAMO.
Quanto a questão das contribuições para evacuação de Abdul Carimo, a 4Vês Repórter soube que circularam mensagens de apelos para tal, e que o Sheik Giva teria abordado sobre o assunto em um áudio ainda pela amanha de sábado. Segundo o Sheik GIVA, mandou-se ontem um novo relatório médico para África do Sul e no período da tarde aguardava-se pelo pronunciamento da África do Sul em relação a valores envolvidos em toda evacuação, e pedia paciência para os que estavam prontos para enviar as ajudas.
“Companheiros e irmãos penso a vossa paciência, ainda não elaboramos a carta que vai contemplar todos os dados necessários, portanto conta bancaria, contacto de alguém da família para se interagir com ele em caso de necessidade. Porque ate agora não temos a carta imprensa, há algumas informações e dados que ainda estão em falta, e precisamos desses dados para inserir na redacção. E esses dados são em função dos últimos desenvolvimentos da coisa, que é a posse do relatório medico, a interacção com o hospital, e a reação do hospital de outro lado. Essas informações são cruciais para a elaboração de uma redacção mais perfeita, por isso penso a vossa paciência e agradecer pela entrega que todos tem demonstrado”, disse o Sheik Giva durante a manha de ontem em um áudio partilhado a comunidade e em nossa posse. Escuta o audio na integra aqui
Enquanto isso, decorriam apelos de angariação de fundos e pensava-se em uma possível forma segura de evacuação do Sheik Abdul Carimo. Entretanto na noite de ontem, avançou a informação de que este seria evacuado de emergência depois de receber a informação através de algumas fontes da comunidade que confirmaram que “está tudo aposto para a evacuação do Sheik Abdul Carimo” na noite de sábado.
Ainda ontem, soube a nossa equipe de uma fonte sobre o recado do Abdul Carimo passado a comunidade através da sua irmã, Dra Zaira. “Deu mais um recado da parte do Sheik Abdul para nós os amigos que passo a citar: Diga aos meus amigos que tenho fé que Allah vai me curar, estou a fazer Duás para todos eles e peço que eles também façam Duá para mim. Estou preocupado em fazer meus namazes de pé e ler o meu qur’na, mas os médicos ainda não me liberaram”, fim de citação.
Comenta com teu facebook