A Organização da Juventude Moçambicana (OJM) em CHEMBA, na província de Sofala reagiu esta semana através de um comunicado, 16 de Abril, os últimos ataques armados em Palma na província nortenha de Cabo Delgado. A preocupação da OJM aparece semanas depois que o presidente da Republica pronunciou-se de forma superficial do assunto, tendo afirmado para que os moçambicanos não ficassem atrapalhados.
O braço juvenil do partido Frelimo liderado por Filipe Nyusi juntou-se a outras vozes de repúdio, não acatando a recomendação do seu líder. O que pode-se dizer que, a OJM em Chemba também esta “atrapalhada”. Os jovens dizem que tem acompanhado com muita tristeza os actos bárbaros e macabros protagonizados pelos indivíduos “sem coração” na Província de Cabo Delgado causando dor e semeando terror nas pessoas e pondo em causa a paz, harmonia, segurança e o desenvolvimento económico-social no geral.
“Neste momento a OJM- Chemba, solidariza- se com as vítimas destes actos, elogia a coragem e determinação das Forças de Defesa e Segurança no combate a estes extremistas e muito rapidamente recuperar o nosso território (Palma) e encorajar a manter firme no combate aos malfeitores em defesa da soberania Nacional”, escreveu a organização.
Ainda mais, a OJM-CHEMBA diz que repudia totalmente os ataques terroristas em cabo delgado e em palma particularmente como forma de afugentar as pessoas para saquear as riquezas e, apela aos autores destas acções inexplicáveis e desumanos a desistirem ou abandonarem muito rapidamente estas acções horríveis.
“A OJM-CHEMBA apela a todos os seguimentos da sociedade e os jovens em particular a não aderir estes movimentos terroristas e a população a manterem-se vigilantes e denunciar qualquer movimento estranho”, avança os jovens.
No mesmo comunicado, a OJM afirma que há gente espalhando mentiras para denigrir a imagem dos dirigentes do país, e que estas mensagens contribuem para a expansão das acções dos insurgentes da província de Cabo Delgado.
“Apelamos igualmente a não adesão a informações falsas, que andam a circular nas diversas plataformas como facebook, WhatsApp, instagram, que denigrem a imagem dos dirigentes, expandindo as acções dos terrorista, excitando violência e criando trauma nas pessoas”, lê-se no comunicado assinado pelo Secretário Distrital da OJM, Fernando Luís Guissamulo.
De destacar que, a OJM-Chemba terminou saudando efusivamente o seu líder Filipe Jacinto Nyusi, e presidente da República de Moçambique, segundos estes “pela tomada de medidas certas, na hora certa para a prevenção e combate ao covid-19 como forma de proteger a vida dos moçambicanos. E saudar igualmente pelo seu comprometimento com o processo da paz efectiva e pela liderança das Forças de Defesa e Segurança para repelir os terroristas em Palma”.
Comenta com teu facebook