É mais um “em breve” que não se sabe quando, mas que se espera mais um grande show daqueles que o SERNIC sempre nos habituou. Espera-se uma super operação de regaste e neutralização dos criminosos. O Serviço Nacional de Investigação Criminal garantiu esta semana a 4Vês Repórter que, em breve irá esclarecer os últimos crimes de sequestros registados em uma semana no país.
Em entrevista, Hilário Lole, Porta-voz do SERNIC a nível da Cidade de Maputo avançou que as investigações dos dois últimos sequestros na Capital estão a acorrer da melhor forma, e que em greve serão partilhados alguns resultados das investigações a comunicação social.
“As investigações estão a correr, temos homens no terreno que estão a trabalhar afincadamente. Acreditamos que em breve vamos ter resultados para partilhar a imprensa, estamos a trabalhar”, disse Lole.
Questionado se este este esclarecimento será o resgate das vítimas ou detenção dos indivíduos que praticam tais crimes, este respondeu: “Temos a esperança que seja de resgate das vítimas assim como de neutralizar alguns ou todos os indivíduos envolvidos na prática destes crimes”.
Hilário Lole diz ainda que o crime de sequestro é um crime complexo para suas investigações e acarreta alguns mecanismos técnicos como humanos para o seu esclarecimento. E que o SERNIC esta a trabalhar com os meios tem e acredita que terá bons resultados.
Informações de possível envolvimento da Directora do SERNIC não preocupam a instituição
Cuidadoso nas suas intervenções, teríamos questionado sobre as informações que circulam nas redes que dão conta de um possível envolvimento da Directora do SERNIC a nível da Cidade, “Rainha Gamboa” nos casos de sequestros, se isso não preocupava a instituição. Lole teria refutado as acusações, alegando às falsas.
“As redes sociais falam muita coisa, redes sociais são abertas e livres. Cada um é livre de entrar lá e apresentar seus parecer ou ponto de vista sobre um determinado facto social que ocorra a nível nacional ou na diáspora. Estas informações preocupariam se existe-se uma coisa verdadeira, como não existe nada, não nos preocupa”, disse o porta-voz.
Nesta senda, questionamos se já por algum momento teriam investigado a Directora Rainha Gamboa para perceber se realmente são acusações falsas. “Ainda não vimos indícios, ou a Direcção geral do SERNIC assim como o Estado confia na pessoa dela como Directora do SERNIC-Cidade e ate hoje esta confiada por mais que existam essas informações. Como eu disse a pessoa é livre de dizer o que acha, então enquanto os poderes decisores de garantir ou manter aquela pessoa naquele local não verem nada de anormal continuam a manter a pessoa naquele cargo”, respondeu Lole.
Sobre informações de envolvimento de agentes desta instituição de segurança, foi novamente cuidadoso na sua resposta. “Falar de forma directa de envolvimento de agentes do SERNIC é complicado, mas vocês já foram convidados a fazer cobertura de algumas apresentações que apresentamos alguns membros do SERNIC envolvidos nestes casos de sequestros”, respondeu o Porta-Voz, Hilário Lole.
Entretanto, a 4Vês Repórter soube de fontes internas que há dias teria sido detido na província de Maputo um agente do SERNIC de nome Eugénio Muchanga por seu envolvimento no crime de sequestros, e que os restantes seus parceiros também do SERNIC estão foragidos. Entretanto, soubemos ainda que um dos foragidos, identificado por “Agostinho Mate” entregou-se, e encontra-se detido na cadeia civil deste ontem (19). Informação está que ainda carece por uma confirmação.
Questionado sobre uma possível detenção de agentes do SERNIC em casos de sequestros, Lole primeiro falou de casos antigos onde foram apresentados alguns agentes envolvidos e que teriam sidos detidos. Mas sobre essa recente possível detenção, a fonte diz que não tinha informação, e o que sabe é que 5 agentes do SERNIC encontram-se detidos na província de Maputo por prática de crimes.
Lole afirma que não sabe ainda sobre os crimes que estes cometeram porque o processo esta a correr na Província de Maputo, mas confirma que os cinco agentes são da Cidade de Maputo.
Comenta com teu facebook