O Serviço de Investigação Criminal-SERNIC a nível da Província de Maputo diz não ter informação sobre a suposta detenções de agentes deste órgão de segurança por seu envolvimento do crime de raptos. O Porta-Voz do SERNIC disse ainda não ter informação dos 05 agentes da Cidade de Maputo detidos na Província de Maputo, apesar do Hilário Lole ter confirmado a detenção dos mesmos.
Nesta segunda-feira, 4Vês Repórter teve a informação através do Porta-voz do SERNIC a nível da Cidade de Maputo que, 05 agentes afectos ao Serviço de investigação Criminal na Cidade encontram-se detidos na Província de Maputo. O Porta-voz, Hilário Lole teria confirmado a detenção de 05 agentes, mas que não sabia detalhadamente os motivos da dentição, e que sim era por prática de crimes.
Para termos mais informações sobre o assunto, Lole recomendou-nos a ouvir o SERNIC a nível Provincial ou a nível Central na pessoa do seu Porta-voz, Leonardo Simbine. No mesmo dia, tentamos entrar em contacto com Simbine e este não atendeu a chamada telefónica, onde de seguida dirigimos-nos ao seu gabinete e este encontrava-se ausente. No gabinete nos foi questionado o motivo da sua procura, e fomos informados que podíamos deixar ficar o contacto para que o mesmo entra-se em contacto, pois tivemos conhecimento de que o mesmo teria ausentando-se por pouco tempo, e que havia deixado o celular.
Passados alguns dias sem resposta, o 4Vês Repórter insistiu fazendo mais uma ligação ao Simbine nesta sexta-feira, 26 de Abril. Este reia cancelado a chamada e enviado uma mensagem informando que não poderia falar do momento. E em forma de resposta a mensagem, pedimos de retornasse quando este estivesse disponível, e não mais uma vez foi sem sucesso.
Assim sendo, recorrermos ao Comando Provincial de Maputo para ter a informação junto da Porta-Voz Carmínia Leite. Por seu turno, Leite afirmou que também não tinha conhecimento da detenção dos agentes e recomendou-nos ao Porta-Voz do SERNIC na Província de Maputo.
Contactado o Porta-Voz, este surpreendo-nos. Quando questionado sobre a detenção dos 05 agentes confirmados por Hilário Lole, disse-nos que não era a primeira que era abordado sobre o mesmo assunto. “Não tenho informação ou detalhes para alimentar sobre este assunto”, disse.
O 4Vês Repórter teria questionado o mesmo sobre uma possível detenção de alguns agentes supostamente envolvidos em casos de sequestros. O Porta-Voz mais uma vez foi breve na sua reposta dizendo: “Também não”. O que ficou claro que, o Porta-Voz do SERNIC na Província não tem nenhuma informação de dois casos aqui referenciado apesar de um deles ter sido confirmado pelo seu colega na Cidade de Maputo.
Entretanto, o 4Vês Repórter soube de algumas fontes que alguns agentes teria sido detidos ao longo do último final de semana por seu envolvimento em crime de sequestros. As nossas fontes, além de avançarem os nomes, dizem que os agentes do SERNIC em causa encontram-se detidos na Cadeia Civil.
Soubemos ainda que, um agente identificado por Agostinho Mathe teria entregando-se tempos depois de fugir. E que encontra-se nas celas junto de seus outros comparsas identificados por Eugénio Muchanga, este que também diga-se tentou fugir e que teria sido capturado. E que encontram-se foragido Dick Matola, Celso Zinduve e um identificado por Denny, estes que vinham ostentando riquezas por onde passavam segundo nossas fontes.
Entretanto, o Serviço de Investigação Criminal não nega e nem confirma esta informação, limitando-se apenas por afirmar que não tem nenhuma informação. O 4Vês Repórter soube de fontes internas que já teriam sido elaborados os mandatos de busca e captura dos foragidos. Diga-se ainda que, estes poderia ter tido informação antecipada sobre a detenção e por isso conseguiram fugir ainda a tempo.
Comenta com teu facebook