O saque a empresa Electricidade de Moçambique (EDM) que havia sido formalizado pelos gestores na afixação da remuneração em moeda estrangeira, Dólar Americano, com cambio ilegal de 75 Meticais foi hoje cancelado, passando a remuneração a ser em moeda nacional.
O Instituto De Gestão Das Participações Do Estado reunido, hoje, dia 10 de Maio de 2021, na sua Assembleia Geral Extraordinária do IGEPE decidiu anular a Circular nr. 03/CA-PRH/2021, de 06 de Maio, sobre a fixação da taxa de câmbio a ser aplicada para a conversão das componentes em UDS das remunerações e pensões, bem como os seus efeitos na EDM.
Entretanto, a Electricidade de Moçambique (EDM) pagava remunerações e pensões em dólares, onde havia fixado a taxa de câmbio em 75 meticais a unidade da moeda norte-americana, numa altura em que está a ser transacionada a menos de 60 meticais no mercado.
O organismo determinou ainda, o pagamento de todas as remunerações da empresa EDM em moeda nacional (Metical). “Converter a componente da remuneração em Dólares Norte Americanos para Meticais, ao câmbio médio de referência no mercado em vigor na data desta deliberação”, avança a IGEPE em comunicado.
Entretanto, na altura a EDM justificou tal decisão com a depreciação do dólar, nos últimos meses, face ao metical, que, por esta via, tem afectado negativamente o poder de compra dos trabalhadores. A decisão em questão há sido tomada pela assembleia geral da EDM, o que significa que haveria compensação aos trabalhadores pelo facto de ter recebido em dólares a uma taxa de câmbio abaixo de 75 meticais no mês passado.
Entretanto, o pagamento de remunerações e pensões em dólar acontece há mais de 20 anos na EDM, de acordo com o porta-voz da instituição, Luís Amado, que reagia ao assunto, este sábado, no “Jornal da Noite” da Stv. Luís Amado justificou a medida como uma forma de retenção de quadros na empresa e vigora desde 1992.
“A empresa vem a pagar um subsídio técnico em dólar desde 1992. A medida foi tomada como forma de cativar os quadros da EDM a permanecerem na empresa, dada a sua importância na economia nacional, e como tal foi anexado um subsídio técnico ao seu salário. O salário era pago em metical, mas o subsídio em dólar.”, explicou o Porta-Voz.
Comenta com teu facebook