Por algum momento me esforcei para acreditar que tudo daria certo, que o SUSTENTA seria a “cena”. Mas estou agora totalmente convencido de que os resultados esperados nunca serão alcançados. Alguns tentam vender-nos uma imagem de sucesso no programa, mas é tudo ilusão. Estamos no segundo semestre, e a vida dos moçambicanos contínua na mesma.
Não há mudanças, cade os produtos resultados de grandes investimentos feitos, ou temos que aguardar mais. Até aqui parece que há mais inaugurações de fábricas que produto em excesso no mercado. Temos cá uma fábrica para responder a produção de arroz, mas o preço do mesmo produto contínua alto para o poder económico de muitos cidadãos.
Há uma máquina para a propaganda do SUSTENTA que até grita de viva a voz que está sendo um sucesso. Mas que sucesso é esse, se não for aquele que só se reflecte em fotos e dados ilusórios.
Fala-se que em breve através deste programa o país vai passar a exportar soja. Isto é vender ilusão, no país não há capacidade nem fornecer as fábricas de ração da região norte, imagina exportar. Por exemplo, a empresa “New Horizonte” que produz ração na província de Nampula diga-se que continua a importar soja. Há dois anos quando introduziu-se a produção de soja no país, só colhiam cerca de 400-800kg/hectare. Em um contexto em que só se planta soja em Dezembro no país.
Entretanto, mesmo com a inauguração de mil fábricas, a capacidade de produção ainda não é suficiente. De outro lado, estão aqueles que submeteram seus projectos para financiamento através do SUSTENTA, aprovados e financiados mas que o valor ainda não foi desembolsado desde ano passado. Ainda esperam por tudo, valor, tratores e outro tipo de material. Actualmente, SUSTENTA vende mais imagem que produtos. Há muitas reclamações no programa, alguma coisa não está boa. Há muito dinheiro que saiu que os resultados ainda não são palpáveis, é tudo nas fotos.
Comenta com teu facebook