Decorreu nesta quarta-feira (14) a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção da Sede Distrital da OJM-KaMubukwana, este acto solene teve lugar no Quarteirão 92 (Quintal do Hospital Psiquiátrico do Infulene), Bairro de Zimpeto. Cerimónia esta que foi dirigido pelo António Mahumane – Secretário da OJM Cidade de Maputo e Oliveira Rodrigues Perengue – Primeiro Secretário da Frelimo no Distrito Municipal KaMubukwana.
Na ocasião António Mahumane disse a nossa reportagem que esta iniciativa surge da necessidade que a OJM tem para torna-se mais robusta, mais organizada e para que possa atender todas as necessidades dos jovens.
“Este é um edifício onde vai funcionar a sede da OJM a nível do Distrito Kamubukwana, é de recordar que prometemos construir as sedes dos comités dos bairros e faremos isso logo em seguida, é verdade que o mandato está no seu fim mas não vamos parar de trabalhar porque estamos quase a dar o bastão para outro secretariado”, disse Mahumane.
O Secretário foi mais além ao apontar que a organização está preocupada com o elevado índice de contaminação do novo coronavírus e por incumprimento das mediadas de prevenção por parte da juventude.
“Este assunto é muito preocupante e por incrível que parece é a juventude que é a maioria que é prevaricadora, indisciplinada que devia pautar pela disciplina para mostrar o resto da população que é preciso conservar a vida, queremos aproveitar essa oportunidade para insultar a juventude e a sociedade no geral que ela sirva para estancar por completo o vírus, em 2020 fomos um exemplo facto este que sairemos para as ruas para falar com os irmãos para insultar a seguir as mediadas de prevenção da covid-19”, terminou.
Por seu turno, o Primeiro Secretário da Frelimo, Oliveira Perengue destacou que é com muita satisfação que abraça essa iniciativa levada a cabo pelos jovens deste distrito, e que este acto mostra uma grande crescimento.
“É verdade que o secretariado actual já está quase no seu fim e estes jovens estão a deixar um marca e nós estamos muito satisfeitos por isso, facto este que cá estamos para apoiar é verdade que o próximo secretariado deverá fazer o acompanhamento das actividades que já foram levadas a cabo”, disse a fonte.
O mesmo foi mais além ao explicar que ao nível do Distrito estão a ser levados a cabo várias actividades para sensibilizar a população para que se previnam da covid-19.
“Temos um plano já traçado pois a partir do 17 vamos começar a visitar as igrejas, escola e outros lugares públicos e privados para continuar a educar as pessoas para que se previnam da pandemia, é de lembrar que em algumas residências já não colocam baldes de água e sabão e isso nos preocupa”, frisou a fonte.
De realçar que os fundos para a construção da obra é fruto de doações de alguns parceiros de cooperação, mas a maior parte do mesmo valor saiu dos cofres da Organização da Juventude Moçambicana-OJM.
Comenta com teu facebook