A empresa de telefonia Movitel garantiu nesta quarta-feira que as comunicações afectadas pelos conflitos armados em Cabo Delgado serão repostas ainda neste mês. Segundo o Director de Comunicação e Marketing da Movitel, Hélder Cassimo a problemática de comunicação estará reposta, que tudo é questão de dias para tal.
Director de Comunicação e Marketing da Movitel avança que os prejuízos são enormes, e que vários clientes da região Norte foram afectados. “Ficaram prejudicados vários clientes da região Norte, sobre tudo. Se repararmos a estação de base alimenta não só clientes naquele especifico distrito, ou seja, todos outros distritos vizinhos ressentem-se da falta de comunicação por causa do sinal fraco”, disse a fonte.
A Movitel avança ainda que cerca de 20 torres de telefonia foram danificadas. “Isso quer dizer que foi danificada totalmente a torre, removido todo sistema de fornecimento de energia, incluindo energia solar, bateria, etc”, explicou o Director de Comunicação e Marketing.
A fonte avança ainda que será feito um grande investimento para repor a comunicação. Neste momento esta em curso o processo para a retomar da comunicação em pouco tempo. Entretanto, Hélder Cassimo não avança o valor a ser investido, mas afirma que os custos para repor os estações de bases são avultados.
“É verdade que são valores extremamente avultados e requerem grandes investimentos pela Movitel. E é este facto que faz com que haja uma ligeira demora na reposição das estações de base danificada”, disse a fonte.
De realçar que, o processo de reposição é gradual. Neste momento a empresa diz que está a trabalhar em Palma, Mocímboa da Praia e na Ilha do Ibo. Já iniciou também o processo de testagem dos sistemas, ate dos alternativos em caso de queda a Movitel poderá manter o sinal.
Comenta com teu facebook