Moçambique passará a contar nos próximos anos com mais uma fábrica de produção de sumos, a mesma será implantada no Sul do país, na província de Gaza. A informação foi avançada nesta sexta-feira (10) pela TT Grupo-LDA, empresa moçambicana representante do Sumo da marca “Nutri Fruit”. O produto em questão é actualmente produzido na vizinha África do Sul pela empresa Marble Gold.
Segundo o Director-Geral da TT Grupo, Moisés Chiziane o empreendimento será erguido na Província de Gaza, concretamente no Distrito de Chokwè. Chiziane avançou ainda que de momento, está sendo organizado um programa de formação do pessoal técnico para operacionalização da fábrica, entre outros processos em destaque o estudo ambiental.
“É importante dizer que o pais precisa da industrialização. E como forma de diminuir o desgaste de divisas para fora, estão em negociações fortes que no processo já no final tivemos uma autorização a nível das nossas instituições para prosseguir com o projecto da indústria. Há outros procedimentos a serem seguidos, dai que o processo está autorizado pela Apiex, então segue a parte do ambiente”, disse o Director-Geral.

Moisés Chiziane revelou que além do espaço identificado para a implantação da fábrica, também foram identificados espaços para a produção de frutas como laranja, ananás, entre outros em Inharrime, na província de Inhambane.
Acredita a Direcção da empresa que a implementação da fábrica irá acrescentar valor aos agricultores nacionais na área da frutaria. É interesse da TT-Grupo integrar-se no sector agro-processamento de citrinos. A fonte afirma ainda que com a implantação da fábrica no país, deixará de adquirir o sumo Nuit Fruit na África do Sul.
“O que se pretende é a gente ter a capacidade nacional, e é o que estamos a dizer. O mais importante criar empregos para as pessoas e evitar que haja exportação de divisas. A necessidade de implantação da fábrica ao país é uma resposta a desafio que o governo tem estado a promover, que é mobilizar parceiros para dar emprego que é uma prioridade. E está prioridade faz parte deste desafio de mobilização de fundos para a industria ”, avançou a fonte.
Importa destacar que, a fábrica de Sumo a ser erguida em Chokwè poderá empregar 60 trabalhadores. De acordo com Moisés Chiziane, finalizados o processo do estudo ambiental, prevê-se que ate ao próximo ano o projecto da fábrica esteja em um nível avançado.
“É um investimento próprio da TT-Grupo, mobilizado fora para vermos se encontramos uma solução. Nós sabemos que existem outras fábricas aqui, mas, é mais uma unidade para vir fazer crescer Moçambique. E o país precisa de tantas unidades iguais para realmente dar emprego a juventude que merece tal oportunidade. Essa fábrica é semiautónoma, não leva muitas pessoas, mas ao mesmo tempo, tem um horizonte laboral de 60 pessoas a trabalhar na mesma”, disse o Director-Geral.
Por seu turno, Vitória José Pedro, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da TT-Grupo, representante exclusivo do sumo, revelou que o produto “Nuit Fruit” está no mercado nacional a 3 meses.

A mesma avança que o sumo é cem porcento natural produzido na África do Sul e, o mesmo foi aprovado no sector da saúde e com reconhecimento internacional. A direcção assegura que com a implantação da fábrica no país, os preços do produto estarão mais acessíveis para o poder de compra de qualquer cidadão.
De referenciar que, a marca “Nuit Fruit” tem como embaixador a família do Cantor MrBow. O artista nacional assinou um contrato com a duração de 3 anos com a TT-Grupo para que ele e sua família (esposa e filha) sejam a imagem promocional da marca. O casal “Bow” agradeceu pela confiança de representar a marca, orgulhosos de poder contribuir para o crescimento de uma marca com investidores nacionais.
Comenta com teu facebook