Uma iniciativa da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) será implementada na província de Sofala no Centro do país. São no total 111 mil raparigas de 10 a 24 anos de idade, 38 mil mulheres trabalhadoras de sexo, mais de 9 mil usuários de drogas e mais de 9 mil reclusos serão abrangidos com acções de prevenção de HIV, segundo um comunicado da organização.
A informação foi partilhada nesta terça-feira (28), com o Governador de Sofala, Lourenço Bulha, o qual mostrou-se satisfeito com as intervenções da FDC para o apoio as comunidades vulneráveis convidando a FDC a fazer apresentações das suas intervenções na sessão do Conselho Executivo Provincial, e num evento mais alargado com líderes comunitários, matronas e outros agentes de influência na comunidade a ser realizada numa data ainda não definida.
“Estamos preocupados em pequenas acções, mas com grandes impactos. A apresentação da FDC vai permitir que o Conselho Executivo Provincial e os agentes influentes na comunidade tenham o mesmo entendimento”, disse o Governador, depois de ter sido apresentado as várias intervenções que a FDC desenvolve em todas províncias do país.
De realçar que, de entre as prioridades do dirigente para a população da sua província, constam igualmente a prevenção do HIV e Violência Baseada no Género, Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva, Combate a Desnutrição Crónica, Produção Animal, Agropecuária e outras intervenções com significativo valor para as famílias moçambicanas.
“É necessário continuarmos com as acções de prevenção da COVID-19, mas sem esquecer as doenças que mais matam em Moçambique, nomeadamente a malária e o HIV&SIDA”, disse o governador, condenando assim veementemente as pessoas que cruelmente espalham o vírus de HIV.
Importa destacar que a FDC reuniu-se igualmente nesta semana com o Comando Provincial e a Assembleia Provincial. A planificação conjunta e elaboração de planos de trabalho face aos assuntos de defesa dos direitos humanos da população chave e a fiscalização da acção governativa constituíam os objectivos da reunião.
Comenta com teu facebook