O Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai autorizou na semana finda, a retoma de forma gradual dos serviços de transporte ferroviário de passageiros depois da longa paralisação devido a pandemia da covid-19. O Ministro deu o aval discursando na XXXVII Conselho coordenador do sector dos transportes sob lema “Dinamizando os Transportes, Comunicações e Meteorologia na Era Digital”.
Importa destacar que a medida veio justamente para aliviar a preocupação que tomava conta de vários cidadãos principalmente na cidade de Maputo e Província de Maputo. As actividades da retoma irão satisfazer a necessidade de procura de transporte nas linhas de Limpo, Sena, Cuamba-Lichinga.
“O transporte ferroviário de passageiros, nas carreias de longo curso, interrompido no quadro das medidas de contenção da pandemia da COVID-19, precisa de ser gradualmente retomado. Exortamos a empresa Portos e Caminhos de Ferro a atender esta necessidade que preocupa a nossa população, principalmente nas linhas férreas de Limpopo, Sena, assim como no ramal Cuamba-Lichinga”, ordenou o Ministro.
Na ocasião, Janfar Abdulai garantiu estarem criadas as necessárias condições para a prossecução dos projectos em curso para a transferência gradual da carga, tradicionalmente ferroviária que tem vindo a ser escoada por via rodoviária, situação que se revela mais crítica na EN4 no Corredor de Maputo e na EN6 no Corredor da Beira.
“A reabilitação da linha férrea de Machipanda e as intervenções em curso na linha de Ressano Garcia, incluindo a construção do Terminal Aduaneiro de Ressano Garcia, são alguns Projectos que vão incrementar a carga ferroviária nos corredores de Maputo e Beira”, Janfar Abdulai.
Por outro lado, na componente do manuseamento Portuário, segundo o titular do sector dos transportes, as perspectivas apontam para o aumento da carga manuseada, dos cerca de 41 milhões de toneladas métricas manuseadas nos portos moçambicanos, em 2020, para cerca de 84 milhões de toneladas projectadas para até o final do presente quinquénio.
De acordo com o governante estas projecções são resultado dos esforços do sector para a melhoria do ambiente económico e dos investimentos que se tem feito na reabilitação, ampliação e modernização dos portos de Maputo, Beira e Nacala.
Janfar Abdulai diz ainda que a consolidação da cabotagem marítima constitui um dos desafios identificados neste encontro do sector, devendo assim, prosseguir o trabalho em curso para atrair mais carga e operadores deste molde de transporte.
Comenta com teu facebook