O Ministério dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai nomeou e empossou nesta semana um total de dez (10) novos dirigentes para o sector dos transportes e comunicações no país.
Na ocasião, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai afirmou que o sector que dirige está ciente de que as mudanças trazem desafios. Defendendo que estás mudanças de cargos são realizadas com a necessária prudência, sendo expectativa do sector que estas sejam encaradas por todos com o devido profissionalismo, reconhecendo a sua necessidade e importância, sobretudo, com responsabilidade acrescida para os quadros empossados para as novas tarefas.
Foi empossado para o cargo de Inspectora-Geral Sectorial de Inspecção de Transportes, Comunicações e Meteorologia no MTC, Ana Fernando Nhampago. Para o cargo de Director Nacional dos Transportes e Segurança, Fernando Sebastião Ouana. Constâncio Ernesto Trigo, Francisco Eduardo Chate e Helena Maria Lopes como Administradores Executivo no Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique, e Filipe Chimoio Paunde como Director não execução do INCM.
Vestina Agostinho Ntuale como Administradora não Executiva na Agência Metropolitana de Maputo. Florbela Márcia Manuel Nahuo como Assessora do Ministro dos Transportes e Comunicações. Cláudia Michel Esmael como Secretária do Fundo de Acesso Universal no Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique, e Antônio Gabriel Manjate como Chefe do Departamento Central Autónomo de Gestão Documental no Ministério dos Transportes e Comunicações.
“Na Inspecção dos Transportes, Comunicações e Meteorologia auguramos melhorias na actuação deste organismo para assegurar o cumprimento dos procedimentos administrativos e conformidade dos processos tramitados no Sector. Queremos uma Inspecção activa e líder dos processos de fiscalização e administração dos meios humanos, materiais e financeiros postos à disposição das instituições do Sector”, exortou o Janfar Abdulai.
O Ministro foi mais além ao afirmar que a Inspecção não deve actuar somente para a identificação e penalização dos infractores que, vezes sem conta, atropelam as normas por mero desconhecimento. Defende ainda Janfar Abdulai que, a Inspecção deve ser essencialmente educativa e preventiva, por forma a alertar os gestores para não incorrer em infracções de diversa ordem.
“Recomendamos mudanças para uma Inspecção que participe na identificação e resolução dos problemas que afectam a gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros do Sector.Para isso, esperamos um trabalho profundo de levantamento dos principais desafios da área de gestão, através da realização de inquéritos, estudos e exames periciais, com recomendações concretas sobre como o Sector pode melhorar a gestão dos recursos colocados à sua disposição”, ordenou o titular do sector dos transportes e comunicações.
Segundo o governante, o Combate cerrado à corrupção e outras práticas desviantes deve ser a prioridade da Inspectora que acaba de ser conferir posse. “Assim, exortamos a um trabalho imparcial e contundente, na reposição dos procedimentos, onde se achem deliberadamente violados, sobretudo nos casos em que estejam envolvidos ganhos ilícitos para os próprios gestores”, disse.
O Ministro concluiu defendo que a necessária criatividade na provisão de soluções, o estabelecimento de parcerias reciprocamente benéficas e um profundo esforço de coordenação, olhando para o Sector dos Transportes e Comunicações na sua plenitude, para responder aos diversos desafios que são colocados ao sector no Plano Quinquenal do Governo. Aos quadros que cessaram funções, Janfar Abdulai endereçou o seu sincero apreço pela contribuição dada ao longo do tempo que estiveram em exercício.
Comenta com teu facebook