Trata-se de Lineu Candieiro, o novo Presidente da Associação Moçambicana de Jovens empresários (ANJE). Candieiro foi eleito no último dia 28 de Setembro na Assembleia-Geral deste agremiado do empresariado juvenil no país. A capacitação empresarial, o desenvolvimento institucional e a captação de recursos são os três principais pilares diferencias que irão conduzir a liderança de Candieiro neste mandato.
O novo presidente da ANJE, Lineu Candieiro irá dirigir os destinos desta organização empresarial durante 03 anos de seu mandato. Ainda mais, este assume a direcção da ANJE com o dever de dar o seu melhor, usando da sua experiência empresarial para o desenvolvimento da mesma. Lineu Candieiro assegura que a ANJE estará alinhada a estratégia do governo na promoção do empreendedorismo nacional rumo ao desenvolvimento socioeconómico.
“Ciente dos desafios que nos são impostos pelos simples facto de existir como empreendedores em Moçambique, compete-me encorajar o governo e aos demais vectores económicos do nosso país a acreditar e apoiar na ANJE, sob forma de juntos vencermos adversidades e conquistarmos o desenvolvimento que tanto almejamos para o país. Nós os jovens empresários, pretendemos dentro das nossas competências, contribuir no alcance das expectativas e metas de desenvolvimento socioeconómico nas linhas de orientação definidas pelo governo em todos sectores com recursos a inovação, acompanhando a evolução do mundo e assimilando as novas formas de fazer negócios”, afirmou Candieiro.
Candieiro vai mais além destacando que, o país possui grandes potencialidades em várias áreas. Assim sendo, o desafio da organização que este irá dirigir durante três anos é de potenciar os jovens e cidadãos nacionais para essas áreas para a criação de riqueza interna. O mesmo defende ainda que os jovens devem adquirir experiências necessárias para a construção do futuro de uma classe empresarial nacional.
“Ainda que tenhamos poucos recursos, temos os olhos virados para a industrialização do país, para a exploração de recursos minerais, a produção agrícola, transporte e logística, entre vários outros sectores da nossa sociedade onde lá estamos. Mas precisamos que algumas portas mais se abram e seja permitida a nossa entrada para agregar e trilhar caminhos que possam ser benéficos para todo o país”, acredita Candieiro.
O recém-eleito já começou com a reestruturação da organização. Na última quinta-feira (07), Candieiro empossou um total de 12 novos Presidentes de pelouros para o presente mandato. Assim como o Presidente da ANJE, os empossados tem também a obrigação de partilhar suas experiências no mundo empresarial para o alcance dos objectivos da agremiação.
Segundo o Presidente da ANJE, os novos presidentes de pelouros foram empossados com o objectivo de dinamizar as actividades e colectivamente criar condições e ferramentas para promover os negócios da camada juvenil e agarrar novas oportunidades.
No evento de tomada de posse dos Presidentes de Pelouros, Lineu Candieiro advertiu que a ANJE não se identifica como o que chamou de “Classe de Boladas”, como lamentavelmente são classificados em alguns fóruns. Como líder, Candieiro exorta aos membros da ANJE mostrar o seu diferencial e responsabilidade no mundo empresarial neste mandato.
“É importante salientar, a todos jovens empresários, principalmente aqueles que acabam de tomar a posse que nós temos que mostrar a diferença. Este é o momento de nós como jovens mostrarmos que estamos organizados, que temos empresas organizadas que pagam impostos e de alguma forma criam postos de emprego, porque o nosso desafio é ajudarmos ao sector publico. E se nós ajudamos o sector público, estamos a ajudar toda a sociedade. E como nós sabemos, a ANJE é uma associação sem fins lucrativos, estamos a tirar do nosso tempo e nosso saber, não temos nenhuma renda mas no fim do dia para ajudar a sociedade. Então como presidentes eleitos temos essa missão”, defendeu o Líder.
Destacou ainda Candieiro que os presidentes dos pelouros da ANJE são indivíduos com larga experiência comprovada no mundo empresarial. Os mesmos são líderes empresariais que sabem criar e gerir empresas de forma corporativa a semelhança de muitos dos membros da mesma organização. Entretanto, afirma Lineu que não foi tarefa fácil escolher os presidentes dos pelouros porque a organização tem “muitos jovens que estão a fazer acontecer no país”.
É desejo do actual líder da ANJE que outros jovens empreendedores se juntem a organização do empresariado juvenil. O encorajamento para adesão na ANJE, segundo Candieiro poderá ser benéfica aos jovens, de modo a beneficiar-se de alguma estrutura que lhes permita crescer e desenvolver no mundo empresarial.
Candieiro reitera o compromisso da ANJE na defesa dos interesses da juventude empreendedora e de jovens empresários nacionais para um ambiente de negócios que concorra para o desenvolvimento da economia de Moçambique. Importa destacar que para este mandato, a organização tem como slogan “ANJE a esperança de Moçambique”, e espera com apoio de todos sectores para o seu progresso.
Comenta com teu facebook