Foram divulgados na manhã da passada quarta-feira (20) os resultados de casos de Tuberculose alcançados de Janeiro até Agosto a nível do Distrito Ka-Chamakulo, na cidade de Maputo. No evento da divulgação dos resultados, contou com a participação dos líderes comunitários a fim de desenhar novas estratégias e dinâmicas para melhor sensibilizar a população daquele distrito a aderir ao tratamento da Tuberculose.
Amândio Fondo, Diretor-geral da Associação ASSCODECHA entrevistado pela nossa reportagem disse o encontro pretendia também chamar atenção os líderes comunitários no sentido de dar apoio aos activistas que trabalham naquela região da capital do país.
“É necessário que os líderes comunitário apõem os activistas em campo, mas também devem apoiar a nossa associação na mobilização e sensibilização dos munícipes sobre a Tuberculose e o HIV SIDA, dando entender que a Tuberculose é uma doença que tem cursa e precisa de ser tratada com urgência”, disse Fondo.
A fonte revelou ainda que a organização esta sempre no terreno a trabalhar na sensibilização. O mesmo afirma que vários jovens tem aderido as campanhas de rastreio levado acabo pelos activistas no tratamento da Tuberculose no distrito.
“Eles tem aderido muito as sensibilizações que são feitas pelos activistas e pelas lideranças comunitárias, facto este que estamos felizes e orgulhosos pelo facto do nosso distrito ser exemplar no que concerne as suas metas. É claro que existem dificuldades mas mesmo assim vamos continuar a trabalhar”, disse o Diretor-Geral.
Fondo destacou ainda que neste primeiro semestre a Associação enfrentou diversos desafios por conta da covid-19, o que fez com que nem todas metas fossem alcançadas apesar de tantos forco empreendido para tal.
“Nós temos metas por atingir e por conta desta pandemia as coisas ficaram complicada, enfrentamos vários desafios nas unidades sanitárias pois algumas máquinas não funcionado perfeitamente. Por vezes as unidades sanitárias tem falta de enfermeiros, facto este que lutamos para melhor o atendimento nas nossas unidades sanitárias. Valeu reforçar que as metas foram atingidas com muito esforço e determinação e vamos continuar a trabalhar de modo a contribuir para o desenvolvimento do nosso distrito”, disse a fonte.
Vale lembrar que os líderes comunitários mostraram-se satisfeitos em ver muita aderência dos jovens nesta causa e ajudar a associação asscodecha a atingir suas metas.
Comenta com teu facebook