A plataforma nacional “Agrilinks” foi selecionada para fazer parte de um programa a nível da África. Agrilinks é um one-stop-shop digital marketplace que conecta todos actores da cadeia de valor agrícola, desde o fornecedor de insumos até ao consumidor final. Esta plataforma está sendo desenvolvida pela New Tech Lab, uma empresa do ramo tecnológico com sede em Maputo.
A plataforma Moçambicana foi selecionada para o primeiro Cohort do programa InnovAction: idea to Market. Importa destacar que o principal objectivo deste programa é capacitar jovens fundadores/co-fundadores de startup com ideias inovadoras a nível de África e que suas soluções sejam escaláveis.
Neste programa piloto foram seleccionados apenas 50 jovens para participarem do mesmo. Os seleccionados beneficiam-se de uma capacitação em material de gestão, tecnologia e inovação. Entretanto, no final do curso, os mesmos passam a ter acesso a mentoria, rede de parceiros, oportunidade de financiamento e outros benefícios em função de cada realidade da solução.
De acordo com os idealizadores da Agrilinks, a seleção desta plataforma é uma mais-valia a New Tech Lab. Os mesmos acreditam que os conhecimentos e as oportunidades adquiridas pelos diferentes especialistas á nível do mundo permite que se escale facilmente em outros países.
“Trabalhamos mais com associações de agricultores, porquê um dos principais objectivos da plataforma é aumentar a produção e produtividade agrícola, onde o mercado dita as tendências de produção por época agrícola. Então, nesta fase inicial, temos estado a trabalhar com três dos principais intervenientes, agricultores, fornecedores de insumos e mercado”, disse Ivénio Canivete, o representante.
De destacar que a plataforma Agrilinks está numa fase inicial, a mesma tem trabalhado com algumas organizações nacionais, com maior destaque a associações de agricultores. A mesma já está online há alguns meses, mas actualmente passa por umas alterações e padronização de tecnologia, tendo em conta os parâmetros internacionais.
Comenta com teu facebook