Depois da exortação feita no final do mês de Outubro do corrente ano pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, a empresa Caminhos de Ferro de Ferro de Moçambique (CFM) anuncia com data fixa a retoma gradual dos serviços transportes ferroviário de passageiros nas carreiras de longo curso.
Uma decisão que vai minimizar a problemática de transporte de pessoas e cargas paralisados devido a pandemia. Entretanto, a CFM anunciou através de um comunicado de imprensa que as actividades irão retomar a partir do dia 10 de Dezembro.
“No âmbito da sua responsabilidade social, de garantir a mobilidade e acessibilidade dos passageiros ao transporte ferroviário e, tendo em conta às medidas preventivas contra um Covid-19, servimo -nos do presente para informar que o CFM irá retomar, a partir do dia 10 de dezembro de 2021, a circulação de trens de passageiros de longo curso, tanto na zona Sul como na zona Centro, de forma faseada”, garante a CFM.
Assim sendo, na Região Sul, a retomada será de Maputo para Moamba (Linha de Ressano Garcia). De Maputo para Goba (Linha de Goba). De Maputo para Manhiça (Linha de Limpopo).
Já na Região Centro, será da Beira para Inhaminga (Linha de Sena). Para os restantes destinos uma retoma será efectivada, posteriormente, dependendo da situação da pandemia da Covid-19.
No próximo mês os comboios voltam a transportar passageiros. Importa destacar que o Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai autorizou a retoma de forma gradual dos serviços de transporte ferroviário discursando na XXXVII Conselho coordenador do sector dos transportes sob lema “Dinamizando os Transportes, Comunicações e Meteorologia na Era Digital”.
De realçar que a medida veio justamente para aliviar a preocupação que tomava conta de vários cidadãos principalmente na cidade de Maputo e Província de Maputo. As actividades da retoma irão satisfazer a necessidade de procura de transporte nas linhas de Limpo, Sena, Cuamba-Lichinga.
Comenta com teu facebook