Depois do comunicado da Federação Moçambicana das Associações do Transportadores Rodoviários (FEMATRO) ter apresentado e avançado com a entrada em vigor de novas tarifas de transportem para amanhã, 01 de Dezembro, o 4Vês Repórter teve acesso a informações que indicam que não haverá nenhum agravamento nas tarifas de transporte inter-provincial. Uma decisão tomada pelo Ministro dos transportes e Comunicações, Janfar Abdulai.
A nossa equipe soube no fim desta terça-feira (30) que mantém-se os antigos preços do transporte inter-provincial. Ficando assim sem efeito a entrada em vigor das novas taxas afixadas para o primeiro dia do mês de Dezembro proposto pela FEMATRO.
Enquanto isso, por outro lado, mantém-se as negociações em curso sobre a tarifa de transporte público de passageiros como a mesma organização.
Sabe ainda o 4Vês Repórter que será criada uma comissão multisectorial que deverá dedicar-se a elaboração de estudos para análise do reajustamento de tarifas. A mesma comissão irá trabalhar na concessão de subsídios de transporte e revisão do Regulamento de Transporte em Veículos Automóveis e Reboques.
Importa destacar que nas negociações em curso, o Sector que tutela a área dos transportes propôs a Federação Moçambicana das Associações do Transportadores Rodoviários (FEMATRO) a discutir e buscar formas alternativas ao reajuste das tarifas que incidam sobre as taxas de Licenciamento e Subsidio ao passageiro transportado.
De acordo com as nossas fontes, o sector que tutela a área dos transportes no país reconhece o papel preponderante no transporte público de passageiros. Tendo estado a trabalhar junto do sector privado para manter as tarifas acessíveis para a população. Destacando que, ao mesmo tempo tem estado a trabalhar no sentido de viabilização de condições para a geração de lucros por parte dos operadores de transporte.
Entretanto, neste momento estão em estudo medidas de políticas para garantir a compensação, através de subsídios, sobre o passageiro transportado, visando manter as tarifas ao nível acessível principalmente para as camadas da população de rendimentos mais baixos, e simultaneamente, garantir o exercício da actividade de transporte de forma sustentável.
Quanto ao Transporte na Zona Metropolitana de Maputo, em destaque para a cidade de Maputo, o Conselho Municipal de Maputo vai discutir a proposta de agravamento das tarifas de transporte público Urbano de passageiros na próxima Sessão Ordinária marcada para 15 e 16 de Dezembro.
O 4Vês Repórter soube que a proposta do agravamento das tarifas de transporte foi submetida e apresentada em Sessão Ordinária da Assembleia Municipal no passado dia 24 de Novembro. O documento já desceu para analise e parecer das Comissões de Trabalho, devendo a Comissão V-Mobilidade, Transporte e Trânsito apresentar a síntese nos dias 15 e 16 de Dezembro.
Destacando que, após a Resolução da Assembleia Municipal, entra em vigor 15 dias após a sua publicação. Sendo assim, a nova tarifa de transporte na cidade de Maputo deverá entrar em vigor no dia 02 de Janeiro de 2022.
Comenta com teu facebook