De acordo com a orientação do Governo, os operadores de telefonia móvel celular têm estado a investir na modernização das suas redes de transmissão e na extensão de serviços de banda larga a nível nacional, o que tem permitido que o país caminhe a passos cada vez mais largos rumo à digitalização. Mas, o sector regulador da área das telecomunicações está preocupada com a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos pelas empresas que desenvolvem a actividade no país.
“Não obstante os melhores resultados que temos vindo a alcançar com a expansão da rede de telecomunicações, preocupa-nos ainda a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, que se afigura como um dos maiores desafios do sector postal e de telecomunicações”, disse o Ministro dos Transportes.
O Ministro destacou ainda que uma das deliberações da décima quinta Reunião de Balanço 2021 do INCM, foi de centrar as atenções no consumidor dos serviços de telecomunicações, melhorar a qualidade de serviços e prosseguir com a expansão e modernização das infra-estruturas digitais face à pandemia da Covid-19.
“Encorajamos o Instituto a seguir efusivamente por este caminho, visto que traduz o comprometimento do Governo e do Sector dos Transportes e Comunicações em particular, com a melhoria da satisfação do cidadão através do aumento contínuo da qualidade dos serviços a ele prestados”, exortou Janfar Abdulai.
O governante foi mais alem revelando que, á semelhança da satisfação do utente através da melhoria da qualidade dos serviços prestados, são desafios que espera-se ver ultrapassados pelo esforço contínuo da Autoridade Reguladora das Comunicações em colaboração com os operadores, a massificação do uso da Internet, no âmbito da inclusão digital, a instalação de praças digitais em todos os municípios e sedes distritais.
Está ligado aos desafios, o desenvolvimento e utilização de conteúdos locais, a conclusão, ainda este mês, do processo de migração digital, o melhoramento das redes de acesso para que a população possa realizar as suas actividades profissionais e académicas por via de plataformas de teletrabalho, telescola, e-banking entre outros serviços disponíveis nas plataformas digitais e a implementação do Código de Endereçamento Postal, de acordo com o previsto no Plano Quinquenal do Governo, 2020-2024.
De realçar que, o Governo aprovou a Estratégia Nacional de Banda Larga, cujos principais objectivos são expansão e modernização da infra-estrutura nacional de transmissão, concepção e implantação de redes de acesso, desenvolvimento e utilização de conteúdos locais, universalização dos serviços de banda larga e a protecção dos utilizadores dos serviços de banda larga.
Hits: 6
Comenta com teu facebook