Na Cidade de Maputo, assim como na Matola, há uma grande preocupação dos Trabalhadores semi-colectivos de passageiros de mini-bus de 15 lugares, vulgo “Chapa 100” na aquisição de credenciais para fazerem o transporte Inter-Provincial nesta quadra festiva. Há muito chapeiro disposto a reforçar o acesso ao transporte inter-provincial que já está quase a ficar escasso.
Enquanto isso, no Grossista de Zimpeto há “Nhimanhima”. Um cenário de autêntico “Vuku-Vuku”. Luta pelo transporte, introduziu-se a “prioridade para quem tem carga”. Há também uma guerra de preços, cada um faz o que bem entende. Mas há também que destacar um marco importante, a batata nacional está no topo das preferências. A batata Sul-africana está perder terreno, até que a diga é mentir pra o pontecial cliente. “Temos batata nacional” é uma mensagem de ordem, mesmo não sendo verdade. A batata nacional “é a cena” de tal modo que, se tiveres saquinho vazios da Nacional podes vender no zimpeto. Todos querem meter sua batata Sul-africana e fingir que é a nacional.
Por outro lado, os revendedores de crédito, os moços das unhas já começam a fazer falta em certos locais, já “Tlatucaram” (atravessaram) o Limpopo, saindo de Maputo para as suas terras de origem. Carregados de fortunas que durante o ano fizeram nas difíceis condições, se por um lado eram perseguidos pela polícia municipal, por outro, a covid-19 afectou os seus negócios.
Para todos revendedores de recargas, fazedores de unhas, entre outros vendedores informais, desejo boa viagem, festas felizes. Vocês merecem, fizeram parte desta história, de tudo que vivemos neste ano. Foram uma peça importante no desenvolvimento desta cidade de Maputo e não só. Regressem a casa, e que encontrem as vossas famílias a gozarem de óptimo saúde. Muito obrigado pelo serviços prestados!
NTAIMO/2021
Comenta com teu facebook