Depois de terem falhado no ano passado, as promessas do Governo de aquisição de novos autocarros para reforçar o transporte público de passageiros no país começam a tornar-se realidade. O Ministro dos Transportes e comunicações, Janfar Abdulai cumpriu com as últimas promessas feitas no ano passado. São no total (44) quarenta e quatro novos autocarros que acabam de chegar ao país.
Os quarenta e quanto novos autocarros são todos movidos a gaz, e fazem parte de um lote 100 autocarros que o sector dos transportes anunciou no ano passado que seriam adquiridos. Janfar Abdulai já havia avançado que os novos 100 autocarros, a maior parte dos mesmos serão movidos a gás, num número de oitenta e os restantes 20 a diesel. De acordo com a fonte, espera-se com os custos operacionais reduzam com a introdução de autocarros movidos a gás.
“Isto vai permitir viabilizar o projecto, sabemos que o serviço dos custos operacionais tanto dos autocarros são elevados. Contudo, com a utilização de gás esses custos irão reduzir e viabilizar o projecto. O projecto foi desenhado com esse pressuposto de que, os autocarros serão movidos a gás maior parte deles e a diesel, que tem um custo relativamente mais baixo em relação a gasolina”, justificou o Ministro na altura.
De recordar que em Fevereiro de 2021, a promessa de Janfar Abdulai foi de que os autocarros seriam adquiridos e chegariam em finais de Agosto em 2021. Os autocarros foram adquiridos em 2021 conforme avançou o Ministro, mas não chegaram ao país no mesmo ano por diversos motivos.
O 4Vês Repórter soube que os motivos do atraso na chegada foram, o atraso no fecho financeiro que atrasou a primeira parte do pagamento e por sua vez o início da produção. Ainda mais, depois a fábrica tive outras encomendas de autocarros de outros países e a parte moçambicana ficou por trás na fila. E por conta dos efeitos da COVID-19 o fluxo da saída dos navios com porte para carregar os autocarros é reduzido e leva mais tempo.
Não tendo conseguido cumprir com os prazos de chegada, questionado sobre o assunto o Sector da área dos transportes avançou que a promessa ainda estava em pé, e que os autocarros chegariam ainda no primeiro trimestre de 2022.
Entretanto, com a chegada dos 44 autocarros, faltando 60 é já um grade motivo para dizer que Janfar Abdulai cumpriu com suas promessas. E a previsão da chegado deste para completar o lote de 100 é para breve.
Importa lembrar que, Janfar Abdulai afirmou no ano passado que os novos autocarros serão alocados em algumas rotas mais críticas, já identificadas na região Metropolitana de Grande Maputo. Na ocasião, o governante revelou ainda que aquisição destes autocarros deve-se a necessidade de responder á procura e para que se acabe com a superlotação verificada nesta época da pandemia, que é a maior preocupação do momento.
“A nossa estratégia fundamental é aumento de número de autocarros, que já aqui nos referimos, aumentamos também a nossa fiscalização para que o decreto que emana as normas de prevenção da covid-19 seja cumprido. Obedecendo a lotação do autocarro já prescrita, depois também a questão de desinfecção tanto dos autocarros e utentes”, explicou na altura Janfar Abdulai.
Mais carruagens para reforçar o transporte de passageiros
O país registou no início deste ano um passo importante no aumento da capacidade de transporte de passageiro. O sistema de transporte de passageiros dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) acaba de ser reforçado com a cheada de novas 40 carruagens. É o cumprimento de mais uma promessa avançada pelo Ministro dos Transporte e comunicações, Janfar Abdulai, no último Conselho Coordenador dos CFM.
O facto enquadra-se no âmbito da implementação do Projecto de aquisição de locomotivas e equipamento ferroviária a partir da Índia para Moçambique. O projecto inscreve-se no Plano Económico Social deste ano, na prossecução do objectivo estratégico do PQG (2020-2024) que preconiza o aumento da capacidade de transporte de carga e passageiros nos principais corredores de transporte do país.
Comenta com teu facebook