Em meio a várias dificuldades enfrentadas pelas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) no exercício das suas actividades, há ainda um grande esforço por parte da empresa na busca de melhores soluções para melhor servir. Como resultado deste esforço empreendido por uma vasta equipa de profissionais para o desenvolvimento da companhia nacional, a LAM foi recentemente certificado para a Segurança Operacional IOSO da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
No documento de certificação valido ate Outubro de 2023, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) fala de orgulho em reconhecer que a empresa nacional, Linhas Aéreas de Moçambique foi registado com sucesso como um Operador IOSA no âmbito do programa IATA Operational Safety Audit (IOSA), de acordo com as disposições do Manual do Programa IOSA.
De realçar que o Programa de Auditoria de Segurança Operacional (IOSA) da IATA é um sistema de avaliação internacionalmente reconhecido e aceite, projectado para avaliar os sistemas de gerenciamento e controle operacional de uma companhia aérea. A auditoria IOSA cria um padrão comparável em todo o mundo, permitindo e maximizando o uso conjunto de relatórios de auditoria.
Como benefícios da certificação a companhia aérea LAM vai poder contar com um Programa de auditoria de qualidade sob administração da IATA, assim como uma actualização contínua de padrões para reflectir as revisões regulatórias e as melhores práticas.
Consta ainda dos benefícios para a operadora, a eliminação de redundância de auditoria, reduzindo custos e requisitos de recursos de auditoria. Passará a ter organizações de auditoria credenciadas com auditores formalmente treinados e qualificados e Metodologia de auditoria estruturada, listas de verificação padronizadas.
Importa destacar que, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) é a associação comercial das companhias aéreas do mundo, representando cerca de 290 companhias aéreas ou 83% do tráfego aéreo total. A IATA apoia em varias áreas da actividade da aviação e ajuda a formular a política da indústria sobre questões críticas da aviação.
Comenta com teu facebook