A associação comunitária para o desenvolvimento humano (Asscodecha) liderada à mais de 2 anos por Amândio Fondo dirigiu-se hoje (23) de Fevereiro ao centro de saúde de Matola Gare na província de Maputo com o objectivo de treinar 25 citadinos dentre os quais estão alguns comités de saúde daquele centro que vivem em Matola Gare, Khobe e Txumene.
Com o objectivo de dar a conhecer os instrumentos para os membros de saúde daquele centro dando a eles a carta que defende os direitos do utente nas unidades sanitárias. Fondo disse a nossa reportagem que com esta formação e treinamento pretende formar 25 pessoas que vivem aos arredores de Matola Gare.
“Com o único objectivo de treinar e capacitar os membros dos comités de saúde dos centros da Matola Gare assim como dar os instrumentos primordiais de trabalho para os membros de comité de saúde, nomeadamente a carta que defende os direitos e deveres do cidadão na unidade sanitárias e a questão da participação dos membros da comunidade na gestão da unidade sanitária”, disse Fondo
A fonte foi mais além ao destacar que espera-se criar um comité de saúde do centro de saúde de Matola Gare.
“Sim. Essa é a nossa expectativa para este treinamento e acreditamos que esse sonho será possível com muito trabalho e persistência, de recordar que este treinamento terá a duração de dois dias 23 e 24 do mês em curso. Este projecto está a beneficiar dois centros de saúde como Matola Gare e centro da unidade “A” isto em Infulene “A” a ideia é que estes centros passam a ter comités de centro de saúde e que começam a aparecer denúncias de maus tratamento”, concluiu a fonte.
De realçar que a partir do dia 25 do mês em curso a associação pretende treinar os membros de comité de saúde do bairro de Infulene “A”.
Comenta com teu facebook