A Associação Comunitária para o Desenvolvimento Humano – Asscodecha, em parceria com Namati capacita mais de 30 defensores de saúde e agentes comunitários em matéria de direito à saúde em Matola Gare, província de Maputo.
A capacitação teve a duração de dois dias, tendo contado com a presença da Directora do Hospital de Matola Gare, Maria dos Anjos, que na ocasião felicitou os organizadores do evento (Asscodecha) pela contínua responsabilidade no garante a promoção e acesso a saúde, bem como na maior participação dos cidadãos no sistema de saúde.
Dinis Júnior, membro do Comité de Saúde de Matola Gare, enaltece a iniciativa e afirma ter obtido ganhos significativos com a formação “pude aprender mais sobre os direitos e deveres dos utentes para a saúde, facto que me vai permitir fazer melhor acompanhamento as comunidade no acesso a saúde, bem como apoiar as unidades sanitárias para uma melhor assistência das comunidades.
Alberto Cossa formador do Namati fala de ganhos para a comunidade “com está formação, a comunidade passa a ter mais informações sobre seus direitos e deveres, e em casos de violação saberão onde se dirigir a fim de verem seus direitos salvaguardados”.
Cossa esclarece, ainda, que a formação é uma forma de democratizar a informação sobre a saúde, aliás, “é um direito garantido pelo estado” acrescentou a fonte.
Amândio Fondo, Director Geral da Asscodecha, faz um balanço positivo
Hits: 9
Comenta com teu facebook