O Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai visitou nesta sexta-feira (25), em Boane, Província de Maputo as obras de construção de uma embarcação. A actividade de produção desta embarcação é uma iniciativa privada cuja finalidade da mesma é a província nortenha de Cabo Delgado.
Janfar Abdulai viu de perto o desenvolvimento deste meio de transporte marítimo desenvolvido pela Construtora A.J. F & F, Lda. A empresa patrona da iniciativa está localizada no Município de Boane.
A embarcação já em um estado avançado de produção será alocado a província de Cabo Delgado onde irá auxiliar no transporte de passageiros e, bens e mercadorias.
O ministro dos Transportes e Comunicações afirmou que deslocou-se para ver de perto a actividade e com intuito de encorajar a iniciativa privada de produção da embarcação.
Janfar Abdulai mostrou-se satisfeitos pelo trabalho até aqui feito, afirmando ainda que esta iniciativa vem para responder a preocupação do executivo no garante do acesso ao transporte marítimo.
“Viemos visitar o estaleiro com o intuito de encorajar a iniciativa privada que está aqui a desenvolver uma embarcação para servir de logística de transporte e distribuição de alimentos da população de Cabo-Delgado. Para nós é um grande privilégio estar aqui a acompanhar este trabalho em desenvolvimento porque é nossa maior preocupação responder a necessidade do transporte marítimo a população de Cabo-Delgado num momento em que maior parte da população deslocou-se das zonas de origem e tendem a melhorar a situação para que essa população retorne as suas zonas de origem”, disse Janfar Abdulai.
O governante vai mais além afirmando que é uma grande oportunidade ter essa embarcação em produção para responder os desafios do sector naquela região onde a mesma será alocada.
“As populações tendem a retornar as suas zonas de origem e ai o meio de transporte é colocado a ribalta. E havendo esta iniciativa de disponibilização de embarcação, nós pensamos que será de grande valor, numa perspectiva de que essa população será transportada de forma segura para as zonas de origem. E igualmente haverá maior necessidade de transportar alimentos para essas zonas que a população paulatinamente vai se restabelecendo, e vemos como resposta essa embarcação para transportar esses alimentos”, concluiu o Ministro do sector dos transportes.
Comenta com teu facebook