Uma iniciativa denominada “Um distrito uma estação meteorológica”, será lançada ainda este mês pelo PR no país. O Projecto faz parte do compromisso do Governo de criar condições para fornecer melhor informação meteorológica à população, para se prevenir das intempéries naturais.
O lançamento da iniciativa foi revelado pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Janfar Abdulai, durante um encontro, em Genebra, na Suíça, com o SG da Organização Mundial de Meteorologia – OMM.
Nesse encontro, os dois dirigentes compartilharam pontos de vista sobre os desafios de Moçambique no campo da Meteorologia, depois de reconhecerem a deficiente rede das estações do sector, que conta actualmente com apenas 50 unidades em funcionamento em todo o país. Segundo dados divulgados na ocasião, este número representa menos da metade das unidades que funcionavam antes da guerra de desestatização nos anos 1980.
Dada a importância da informação meteorológica para a vida das populações, o Governo tem estado a investir seriamente no provimento destes serviços tendo em vista a reversão da sua exiguidade e mitigar os constrangimentos que a mesma acarreta, mormente no contexto das mudanças climáticas, ocorrem no país, e no mundo em geral.
Nos últimos quatro anos , o país foi atingido por seis ciclones tropicais, com destaque para o Idai, em Março de 2019, que provocou mais de 600 óbitos e danos materiais avaliados em cerca de três biliões de dólares norte-americanos. Em Janeiro deste ano, o país sofreu os efeitos do ciclone Ana, que causou a morte de mais de 30 pessoas e destruições em inúmeras infraestruturas sócio-econômicas, incluindo escolas, centros de saúde, estradas e sistemas de abastecimento de água e electricidade.
Na mitigação dos impactos destes eventos, o Governo destaca o papel do INAM e do INGD, que além de prever os seus impactos nefastos, assumem-se como os principais órgãos de monitoria e socorro às vítimas destas ocorrências.
No encontro com o Ministro dos Transportes e Comunicações, o SG da OMM garantiu o apoio da sua instituição no projecto “um Distrito uma estação meteorológica “, através nomeadamente da capacitação profissional de técnicos moçambicanos e apelou para uma maior e melhor partilha de recursos nesta área, entre os países da SADC.
Comenta com teu facebook