A Sílaba – Associação Educativa e Literária, fundada em Dezembro de 2021, nasceu de uma ideia de fazer um clube de leitura. Os seus membros, nos quais se inclui o moçambicano Pablo Titosse, perceberam a lacuna do mercado e a falta que fazem os livros na vida das crianças.
A Sílaba assenta numa ideia de trazer os livros para junto dos mais novos e rapidamente percebemos que apesar de em Macau existir uma rede de bibliotecas muito desenvolvida, estas não recebem assim tantas visitas. Logo, a ideia de trazer os livros ao público mais jovem ao invés de serem eles a procurá-los foi o ponto de partida para a criação do clube.
Para isso, criaram uma personagem, o Dinis. “É como se o clube fosse dele, apesar de ser apenas um boneco”. Todos os meses o Dinis convida um amigo para vir ler uma história. Por vezes as histórias são escolhidas pelos membros da Associação, outras vezes o convidado faz as suas próprias sugestões.
Em cada sessão do clube do Dinis, são desenvolvidas uma série de actividades para fomentar a interpretação de texto, a troca de ideias e, consequentemente, o desenvolvimento da língua portuguesa. Em Macau há muitos alunos chineses a aprender português que não têm qualquer contacto com a língua fora do ambiente escolar. Assim, com a ajuda do Dinis, as crianças podem participar num clube de leitura, ouvir novas histórias e aprender palavras novas.
A Sílaba quer apostar em outras actividades para além do clube de leitura. Workshops de escrita criativa, alguns passeios pela cidade e até um sistema de correspondência entre alunos de Macau com países da CPLP são algumas das actividades que a Associação quer desenvolver neste ano.
Comenta com teu facebook