Moçambique consome cerca de 500 mil toneladas de arroz, das quais 60% são importadas. Entretanto, para a presente Campanha 2021/22, o país espera uma produção de arroz em cerca de 239 mil toneladas, correspondente a um aumento de 15% comparativamente a campanha anterior. A informação foi avançada pelo Ministro da Agricultura, Celso Correia, este falava esta semana na província de Gaza nas cerimónias de Lançamento da Ceifa do Arroz da Campanha Agrária 2021/22.
No caso vertente da Província de Gaza, Celso Correia afirmou que a previsão de produção de é de cerca de 72 mil toneladas de arroz, correspondente à uma contribuição em 30% do total da produção nacional, colocando a província como estratégica para a estabilização do abastecimento nacional, mas também pivotal na contribuição do crescimento desta cultura a nível nacional.
“A Província de Gaza testemunhamos que aumentou a sua área de 7 cultivo em cerca de 5 mil hectares e o rendimento médio da cultura do arroz nas áreas de implementação do SUSTENTA passou para 6 Ton/ha, superando a média nacional de 1 Ton/há”, revelou Celso Correia.
De realçar que país alcançou na última campanha agrária uma produção de 207.821 toneladas de arroz, representando um crescimento na ordem dos 19% comparativamente à época anterior, que foi de 175.322 toneladas.
Estando a em curso a elaboração do Programa Nacional de Produção de Arroz, importa referir que, de acordo com o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o país precisa de registar um crescimento médio de 15% ao ano para que em 2030 possamos ser autossuficientes no arroz.
Porem, não obstante os resultados alcançados, durante a Campanha Agrária 2020|21, pressionado pelo aumento de consumo, a importação de cereais em 2021, custou ao país acima de 600 milhões de dólares americanos e, o arroz contribuiu com 50,1%, no valor total das importações, equivalente a cerca de 344 milhões de dólares americanos.
Comenta com teu facebook