O Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Moçambique (OEM), Feliciano Dias, chamou a imprensa para denunciar a existência de falsos engenheiros que operam no mercado nacional. Em causa está a identificação de 60 casos de falsificação de declarações de inscrição na OEM, cédulas profissionais e certificados de habilitações literárias de licenciatura em engenharia, alegadamente emitidos por Instituições de Ensino Superior.A investigação surge como resultado de uma chamada de atenção feita no pretérito mês de Fevereiro durante o seminário subordinado ao tema “Os efeitos das Mudanças Climáticas em Infra-estruturas” organizado pela Ordem dos Engenheiros.
No evento, o orador que dirigiu a cerimónia de abertura advertiu sobre a existência de falsos engenheiros e alertou a ordem a prestar atenção a esta situação.
Na investigação da OEM, apurou-se que, para além da falsificação dos documentos da instituição, também falsificam o Bilhete de Identificação (B.I.).
Feliciano Dias, fez hoje, 22 de Abril, a submissão do processo à Procuradoria-Geral da República (PGR) para os passos subsequentes.
Na ocasião, o bastonário lamentou o facto, afirmando que “há muitos que se entitulam de engenheiro e quero deixar aqui um apelo a todos aqueles que são licenciados em engenharia que venham inscrever na ordem para que trabalhem legalmente e evitemos estes casos” advertiu.
Feliciano Dias classificou a situação como grave. “É assustador porque a responsabilidade que nós temos como Engenheiros, em qualquer trabalho que fazemos, é muito grande, tendo em conta que um erro de engenharia pode matar muita gente”, disse Dias.
Hits: 30
Comenta com teu facebook