O Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai e o Governo da Zambézia, Pio Matos, reuniram hoje (26.05), em Maputo, com objetivo de desenhar estratégias de atracão de navios para a utilização do Porto de Quelimane. O facto decorre depois da conclusão do projecto de Balizagem do Porto de Quelimane, com a colocação das últimas 3 bóias, nomeadamente 4S, 6S e 8S. O canal é, agora, composto por 28 bóias luminosas, divididas entre o canal principal e o secundário.
Com a dragagem ora concluída, o Porto voltou às suas características normais, com condições de atracar navios de até 140m. Dependendo do tipo de carga, navios desta dimensão podem carregar acima de 10 mil toneladas de carga, sendo para este Porto considerados de grande calado.
O encontro que também contou com a presença do PCA da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, serviu de reflexão e desenho de passos concretos para atrair novas linhas de navegação. Uma meta que deve ser alcançada através de um trabalho conjunto entre o Ministério dos Transportes e Comunicações, CFM e as autoridades da Zambézia.
Comenta com teu facebook