A atleta moçambicana da modalidade de fisiculturismo, Isaura Scheiza Siquice esteve entre as três melhores posições do campeonato “Arnold Classic Africa 2022”. No evento que teve lugar no corrente mês de Junho, em Johannesburg na Africa do Sul, Isaura concorreu para duas categorias e conquistou a terceira posição.
Categoria biquíni Júnior e Biquíni sénior foram as duas categorias que a nacional inscreveu no campeonato. Importa destacar que a categoria júnior inclui atletas de 16 a 23 anos de idade, enquanto a categoria Sénior é dividida por alturas. E Isaura esteve na linha das atletas com até 1.66 de altura.
Com pouco tempo de preparação para participar no campeonato, Siquice foi com tudo e conquistou a terceira posição nas duas categorias que a mesma concorreu. De lembrar que não é a primeira vez que esta se inscreve para o “Arnold Classic Africa”.
Sem muita experiencia na modalidade, Siquice concorreu pela primeira vez em 2019, e não conseguiu classificar nem para as principiais Seis (06) posições. Depois de várias preparações e competições ao longo dos anos, a nacional decidiu neste ano partir para mais um grande desafio.
Segundo as suas declarações ao 4Vês Repórter, o seu regresso ao campeonato “Arnold Classic Africa” na edição de 2022, foi um desafio de carácter pessoal. Isaura afirma que depois de sair sem o prêmio em 2019, estava já pronta para voltar e conquistar o que não conseguiu em 2019.
“Foi uma competição desafiadora porque foi uma preparação de três semanas. Eu nunca me preparei em apenas três semanas, é muito arriscado, acho que nenhum atleta faz isso! Então, alinhar numa competição desta dimensão com pouco tempo de preparação e vários problemas ao longo dessas semanas, desde mudanças físicas inapropriadas para a minha categoria até mudanças estruturais é realmente arriscado”, disse a atleta.
Outros grandes desafios enfrentados pela atleta foram a troca de treinadores e a busca incessante pelo patrocínio.
“Foi uma competição desafiadora, tanto a nível pessoal, assim como a nível de preparação, pois tive vários constrangimentos. Estou acomodada, mas não feliz com as minhas colocações nesta competição. Participar neste campeonato foi desafiador”, explicou Isaura.
A atleta afirma que apesar dos grandes desafios enfrentados não está satisfeita com resultados alcançados. Mas, está cada vez mais confiante, e disposta a voltar na próxima edição mais forte para conquistar o primeiro lugar da modalidade na sua categoria.
“Sobre o resultado é óbvio que não me deixou nada satisfeita. Mas a considerar os constrangimentos, a demora na preparação e as falhas que fui cometendo nesta semana que era da finalização, quero acreditar que é justo. Fiquei triste com o resultado mas há que ser boa perdedora e aceitar que as outras também esforçaram-se. Feliz com o resultado não estou, mas tenho a intenção de voltar no próximo ano muito mais forte para arrancar tudo de todas”, disse a atleta ao 4Vês Repórter.”
Questionada sobre os planos futuros, Isaura afirmou que pretende continuar a praticar e crescer mais no desporto em termos de físico e conhecimento. Tendo em conta que o fisiculturismo encontra-se numa fase “embrionária” no país, a atleta acreditar ser necessário um trabalho de sensibilização de mais gente para aderir e a postura física e o conhecimento são elementos bastante importantes para o crescimento da modalidade em Moçambique.
“Pretendo participar de competições grandes porque na fase onde estou, atendendo e considerando que já fui vice-campeã de um campeonato de nível mundial, fiquei em terceiro lugar neste campeonato que também é de nível mundial, posso assim dizer, tenho sim objectivo de continuar a participar em eventos maiores que possam construir mais o meu nome e me elevar como atleta de referência no meu país. Sem esquecer que continuar a ser motivo de orgulho daqueles que apostam em mim é imprescindível”, destacou.
Há que destacar que para participar nesta edição do campeonato “Arnold Classic África -2022”, a atleta teve o maior patrocínio do Grupo AZZONA.
“Receber patrocínio do Azzona foi tirar um peso enorme das costas, já que eles se dispuseram a arcar com mais da metade das despesas que apresentei. Como atleta, contar com um patrocino desse género é uma bênção e de grande prazer, é algo que poucos neste país, neste desporto, têm acesso”, explicou a atleta.
Isaura Siquice iniciou a sua carreira em finais de 2017 depois de uma competição organizada no ginásio onde está inserida. Trata-se do campeonato Moz fitness e a atleta venceu essa competição e nunca mais parou de competir.
Actualmente, Isaura é a mulher moçambicana com mais títulos neste desporto e principalmente na sua categoria.
Hits: 50
Comenta com teu facebook