Realizou neste sábado (11) a Primeira Sessão Ordinária da Assembleia-Geral Constitutiva da Associação Aliança Comunitária – ASSOAC. No evento que teve lugar nos escritórios desta organização da sociedade civil na Província de Nampula, foram eleitos e empossados os Órgãos Sociais da Assembleia Geral, Conselho de Direcção e Conselho Fiscal.
O jovem, Ercio dos Santos Lopes, que já liderava os destinos da organização desde a sua criação em 2020 e legalizada em 2022, vai continuar na liderança da Associação Aliança Comunitária – ASSOAC.
O Conselho De Direcção é composto de Ercio dos Santos Lopes no cargo de Presidente, Afonso António Malieque como Vice-presidente, Telma Maria de Carvalho no cargo de Secretária Executiva, Armando Anselmo- Primeiro Conselheiro e Hortência da Conceição Lopes como Segunda Conselheira.
Foram também eleitos e empossados para a Mesa de Assembleia-Geral, Anatercia Mendes como Presidente, Juma Eduardo como Vice-Presidente, Aurélia Mussa Raul Alves Pereira para o cargo de Secretária Mateus António Agostinho e Jamal Tarzane Alberto para Primeiro e Segundo Vogal.
Por fim, o Conselho Fiscal é liderado por Abel Jóia como Presidente, Lindolfo Castela A. António como Vice-presidente e Hernissa Xavier Augusto para o cargo de Relatora.

O Presidente de conselho de Direcção, Ercio dos Santos Lopes, no âmbito do Empossamento dos Órgãos Sociais afirmou que esta nova etapa simboliza um marco histórico da organização. O mesmo exortou aos empossados para dedicarem com zelo e profissionalismo os cargos pelos quais foram eleitos e que sejam pessoas exemplares dentro e fora da ASSOAC.
De referenciar que a Associação Aliança Comunitária tem como objectivos prioritário a defesa dos Direitos Humanos, especialmente da criança e da população de difícil acesso. Assim como combater o HIV -SIDA, uso de drogas, Prostituição e Trabalho Infantil, Uniões Prematuras, Violência Baseada no Género (VGB).
A organização vai dedicar-se também na Promoção do Direito a Saúde Sexual e Reprodutiva -DSSR (Planeamento Familiar e Aborto Seguro), bem como, Capacitar as comunidades em matéria de empreendedorismo e desenvolvimento de negócios para a garantia do auto-emprego.
A mesma tem como Visão de “Ser uma Organização de Referência a Nível Local para a Garantia do Bem-Estar Económico e Social das Crianças, Jovens e Adolescentes”. E missão de “Servir as Comunidades, Promovendo um Ambiente Justo e Inclusivo Através de Programas Participativos nas Áreas de Desenvolvimento Social”.
Comenta com teu facebook