São no total Cem mil clientes que a empresa Engie Energy Acess Moçambique atingiu nos seus três anos de actividade que já beneficiam-se de energia se sistema solar no país. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (06) em Maputo em um evento onde estiveram presentes parceiros da empresa e o Vice-ministro dos recursos minerais e energia.
“É com grande satisfação que anunciamos hoje os nossos primeiros 100.000 clientes em Moçambique. Este é definitivamente um momento decisivo para nós, e para a indústria off-grid, especialmente depois de alguns dos obstáculos que tivemos que superar, o forte apoio de doadores e parceiros, e as recentes revisões legislativas do governo moçambicano, bem como a nova lei de energia e os incentivos fiscais preconizados no novo regulamento, ambos são críticos para atrair mais investimento no sector e acelerar o acesso à energia a todas as famílias moçambicanas até 2030”, avançou a imprensa o Director Geral da Engie Energy Acess Moçambique, Emídio Amadebai.
De realçar que a ENGIE Energy Access Moçambique, através da sua iniciativa PAYGo transformou mais de 500.000 vidas com energia limpa. A empresa anunciou esta conquista do marco de 100.000 clientes em um evento que também comemorava seu aniversário de 3 anos.
O evento serviu também para o lançamento da sua nova oferta de produtos MySol, um sistema solar doméstico com maior capacidade para acomodar geleiras, TVs de 42” e até 15 luzes para gerar uma melhor vida para os clientes.
“Conseguimos atingir esse marco de 100.000 mais rápido do que qualquer outro player do sector, embora tenhamos chegado exatamente três anos atrás e encontrado alguns no mercado. Beneficiamos da nossa experiência e histórico em 8 outros mercados africanos, da confiança e do investimento da ENGIE e tivemos a bênção de construir uma equipa forte e comprometida desde o primeiro dia”, revelou o Director Geral da empresa, Emídio Amadebai.
O responsável foi mais além destacando que com ajuda dos parceiros que a empresa tem atualmente, foi possível alcançar o número de clientes divulgado, e que também foi possível amenizar alguns desafios que vinham sendo enfrentados.
“O nosso crescimento não seria possível sem as parcerias chaves que fizemos no mercado. O FUNAE nos ajudou a entender o mercado e ver a intenção e o trabalho do governo para ajudar esta indústria, a GIZ com o programa FASER RBF e a SNV com o programa BRILHO RBF nos ajudaram a tornar os nossos produtos acessíveis para 45% da população rural, sem eles nós não poderíamos ter atingido nem 22,5%, e a Vodafone M-Pesa que se comprometeu a ajudar essas comunidades com acesso à energia, garantindo que os nossos clientes tenham a melhor educação financeira e experiência de atendimento, tendo subsidiado SMS, USSD e Chamadas grátis por parte da linha do Cliente”, disse a fonte.
Importa destacar que no país, a empresa está distribuída em quase todo país excepto em Niassa e Cabo delgado, está última província devido aos conflitos armados registados naquela região nortenha do país.
ENGIE Energy Access Moçambique iniciou as suas operações em Mozambique em 2019 como parte da ambição da ENGIE de expandir a sua presença em África. A ENGIE Energy Access, está ativa em 9 países da África Subsaariana, e ganhou recentemente o Prêmio AFSIA 2022 como Empresa do Ano de Sistema Solar Doméstico por conta da sua marca MySol.
Comenta com teu facebook